DSpace Repository

SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS MEDIADA PELA RELATIVIZAÇÃO DAS NORMAS ESCOLARES (ESCOLA COOPERATIVA COOPEMA, BARRA DO GARÇAS, MATO GROSSO)

Show simple item record

dc.contributor.advisor MORGADO, Maria Aparecida pt_BR
dc.contributor.author MANCINI, Anna Maria Penalva pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/739
dc.description CETEDE - CENTRO DE TECNOLOGIAS E DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAIS pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO CONSTITUÍDOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS TRAVADAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE PROPOSTA COOPERATIVA; RELAÇÕES ESSAS MEDIADAS PELAS NORMAS ESTABELECIDAS PELA ESCOLA COOPERATIVA DE ENSINO DO MÉDIO ARAGUAIA, COOPEMA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS, INTERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO. CONSIDERA-SE A ESFERA ESCOLAR COMO UMA INSTÂNCIA SOCIAL RESPONSÁVEL NÃO APENAS PELA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MAS TAMBÉM PELA CONSTRUÇÃO DE VALORES, DA AFETIVIDADE, DA SUBJETIVIDADE DO ALUNO E DO PROFESSOR. PARTE-SE DO CONCEITO DE SUPEREGO, PROPOSTO PELA PSICANÁLISE, UMA DAS INSTÂNCIAS PSÍQUICAS, QUE SE DIFERENCIA DO EGO E É CONSTITUÍDA NAS E PELAS RELAÇÕES SOCIAIS; QUE TEM COMO BASE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E QUE É CALCADA NA OBSERVÂNCIA DAS NORMAS SOCIAIS, NA SUA VERTENTE EDIPIANA. NA VERTENTE PULSIONAL, O SUPEREGO REPRESENTA A MORAL DA CONVENIÊNCIA, PRÓPRIA DAS INTERPRETAÇÕES ARBITRÁRIAS DO INDIVÍDUO OU MESMO DE GRUPOS EM QUE O INDIVÍDUO ESTEJA INSERIDO. A JUVENTUDE, NESSE ESTUDO, É VISTA COMO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, NÃO APARTADA DO MEIO SOCIAL E CULTURAL EM QUE SE INSERE, OU SEJA, ELA É CONSTITUÍDA E CONSTITUIDORA DESSE MEIO. NESSE ESTUDO DE CASO, FORAM ENTREVISTADOS QUATRO SEGMENTOS DA UNIDADE ESCOLAR EM FOCO, A SABER, A DIREÇÃO, A COORDENAÇÃO, UM GRUPO DE DOZE PROFESSORES, E UM GRUPO DE DOZE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO.FORAM OBJETOS DE CONSULTA ALGUNS DOCUMENTOS QUE REGEM O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA PESQUISADA: REGIMENTO ESCOLAR, HISTÓRICO DA ESCOLA, AGENDA DOS ALUNOS E AGENDA DOS PROFESSORES. PARA A ANÁLISE DESSE FENÔMENO, FORAM SELECIONADAS QUATRO SITUAÇÕES, RELATADAS NAS ENTREVISTAS, CONSIDERADAS EMBLEMÁTICAS: A PRIMEIRA RELATADA POR UM ALUNO, A SEGUNDA QUE ILUSTRA A ABORDAGEM DE UMA MÃE DE UM ALUNO NA ESCOLA, A TERCEIRA REFERE-SE AO CUMPRIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS PELO REGIMENTO ESCOLAR, E A QUARTA DIZ RESPEITO À CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A ESCOLA, A PARTIR DO FATO DE SER ELE O SEU AGENTE FINANCIADOR. NESSA COMPLEXA REDE DE RELAÇÕES TRAVADAS PELOS JOVENS NA ESCOLA, ESTÁ IMPLICADO O FUNCIONAMENTO DAS DUAS VERTENTES DO SUPEREGO - REPRESENTANTE DA LEI CULTURAL E REPRESENTANTE DA LEI PULSIONAL - NUM PROCESSO CONCOMITANTE DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO. A PESQUISA REVELA QUE, ENQUANTO PREPARADORA DO JOVEM PARA A VIDA PÚBLICA, A ESCOLA ESTUDADA TEM PROPÓSITOS COOPERATIVISTAS QUE INFLUENCIAM A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DESSES JOVENS; POR OUTRO LADO, ESSA ESCOLA NÃO ESCAPA ÀS CONTRADIÇÕES EXISTENTES FORA DOS SEUS MUROS. EM SÍNTESE, A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL EM FOCO UTILIZA MECANISMOS SEMELHANTES AOS DA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA, QUANTO AO CUMPRIMENTO OU NÃO DAS NORMAS QUE NORTEIAM O SEU FUNCIONAMENTO. pt_BR
dc.format.extent 423689 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject INSTITUIÇÃO ESCOLAR pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject SUBJETIVAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola pt_BR
dc.title SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS MEDIADA PELA RELATIVIZAÇÃO DAS NORMAS ESCOLARES (ESCOLA COOPERATIVA COOPEMA, BARRA DO GARÇAS, MATO GROSSO) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context