DSpace/Manakin Repository

EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor ZUIN, Antonio Alvaro Soares pt_BR
dc.contributor.author LEMOS, José Roberto pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:38Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/736
dc.description BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO BUSCA CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES ACERCA DA AUTORIDADE E AUTORITARISMO PEDAGÓGICOS, BEM COMO A CHAMADA EDUCAÇÃO PELA DUREZA , QUE DE CERTO MODO QUASE SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS ESTE SUGERE DIFERENTES POSIÇÕES HIERÁRQUICAS, OU SEJA, DE UM LADO OS ALUNOS E DE OUTRO OS PROFESSORES. É NESSA RELAÇÃO COMPLEXA, QUE ENVOLVE MUITAS VARIÁVEIS, QUE TENTAMOS PENETRAR PARA OBTER SUBSÍDIOS QUE PUDESSEM CLAREAR A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES/CONCEITOS DE AUTORIDADE E AUTORITARISMO PEDAGÓGICO, BEM COMO SUA INFLUÊNCIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA. PARA TANTO NOS VALEMOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO QUE TENTOU INVESTIGAR ESTAS CONCEPÇÕES, BEM COMO SUAS RELAÇÕES, ENTRE ALUNOS E EX-ALUNOS (AGORA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS). NOSSAS ANÁLISES SE APOIARAM PRINCIPALMENTE NOS ESTUDOS FEITOS PELA TEORIA CRÍTICA E NAS IDÉIAS DE SEU MAIOR REPRESENTANTE THEODOR W. ADORNO, E OUTROS. A ABORDAGEM TEMÁTICA CONFIGUROU-SE EM QUATRO CAPÍTULOS: O PRIMEIRO DELES BUSCOU ENFATIZAR AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA ADORNO E A CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PELA DUREZA, NO SEGUNDO BUSCAMOS ENFATIZAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, E O PERÍODO NO QUAL SE FUNDOU A UFSCAR, NO TERCEIRO A UNIVERSIDADE ENQUANTO INSTITUIÇÃO AUTORITÁRIA, NO QUARTO E ÚLTIMO CAPÍTULO A ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ESCLARECIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, BEM COMO SUA INFLUENCIA NAS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS E EX-ALUNOS (AGORA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR. pt_BR
dc.format.extent 901873 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS pt_BR
dc.subject PROFESSORES E ALUNOS pt_BR
dc.subject AUTORIDADE pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto