Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | ZUIN, Antonio Alvaro Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | LEMOS, José Roberto | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:38Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:38Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/736 | |
dc.description | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE TRABALHO BUSCA CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES ACERCA DA AUTORIDADE E AUTORITARISMO PEDAGÓGICOS, BEM COMO A CHAMADA EDUCAÇÃO PELA DUREZA , QUE DE CERTO MODO QUASE SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS ESTE SUGERE DIFERENTES POSIÇÕES HIERÁRQUICAS, OU SEJA, DE UM LADO OS ALUNOS E DE OUTRO OS PROFESSORES. É NESSA RELAÇÃO COMPLEXA, QUE ENVOLVE MUITAS VARIÁVEIS, QUE TENTAMOS PENETRAR PARA OBTER SUBSÍDIOS QUE PUDESSEM CLAREAR A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES/CONCEITOS DE AUTORIDADE E AUTORITARISMO PEDAGÓGICO, BEM COMO SUA INFLUÊNCIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA. PARA TANTO NOS VALEMOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO QUE TENTOU INVESTIGAR ESTAS CONCEPÇÕES, BEM COMO SUAS RELAÇÕES, ENTRE ALUNOS E EX-ALUNOS (AGORA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS). NOSSAS ANÁLISES SE APOIARAM PRINCIPALMENTE NOS ESTUDOS FEITOS PELA TEORIA CRÍTICA E NAS IDÉIAS DE SEU MAIOR REPRESENTANTE THEODOR W. ADORNO, E OUTROS. A ABORDAGEM TEMÁTICA CONFIGUROU-SE EM QUATRO CAPÍTULOS: O PRIMEIRO DELES BUSCOU ENFATIZAR AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA ADORNO E A CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PELA DUREZA, NO SEGUNDO BUSCAMOS ENFATIZAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, E O PERÍODO NO QUAL SE FUNDOU A UFSCAR, NO TERCEIRO A UNIVERSIDADE ENQUANTO INSTITUIÇÃO AUTORITÁRIA, NO QUARTO E ÚLTIMO CAPÍTULO A ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ESCLARECIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, BEM COMO SUA INFLUENCIA NAS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS E EX-ALUNOS (AGORA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR. | pt_BR |
dc.format.extent | 901873 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES E ALUNOS | pt_BR |
dc.subject | AUTORIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO | pt_BR |