Repositorio Dspace

UMA MORATÓRIA ÉTICA PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor ASSMANN, Hugo pt_BR
dc.contributor.author FLOR, Edson Almeida pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:35Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:35Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/719
dc.description TAQUARAL/UNIMEP; INEP pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ALUNOS ADOLESCENTES. NESSA IDADE DE TRANSIÇÃO, QUE LEVA O ADOLESCENTE A VIVER EM CRISE DE IDENTIDADE, AUXILIAMO-NOS DA TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON (1976), QUE ENFATIZA ESTA QUESTÃO, DANDO SENTIDO A ELA. CRISE NA ADOLESCÊNCIA É NATURAL, NORMAL. SÃO AS CRISES QUE O FORTIFICAM A DESENVOLVER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE COM MAIOR CONSISTÊNCIA. SEM ELAS O ADOLESCENTE TERIA SÉRIOS PROBLEMAS E NÃO CONSEGUIRIA OBTER UMA IDENTIDADE SÓLIDA, VIVERIA O RESTO DE SUA VIDA SEM DAR SENTIDO À PRÓPRIA VIDA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A 1050 ALUNOS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2001 A AGOSTO DE 2002. NUM PRIMEIRO MOMENTO PROCURAMOS AUSCULTAR A BUSCA DE SIGNIFICADOS NO DIA-A-DIA DO ADOLESCENTE. TIVEMOS COMO OBJETIVO DESCORTINAR O COTIDIANO DO ADOLESCENTE. A SEGUIR, A META FOI ANALISAR O PERFIL DOS ALUNOS ADOLESCENTES NO TOCANTE À ESCOLHA PROFISSIONAL. POR FIM, O OBJETIVO ESPECÍFICO FOI OBSERVAR COMO AS PESSOAS, QUE ESTÃO INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCEBEM O ESTADO DA ESCOLA ATUAL. TENTAMOS, POR OUTRO LADO, BUSCAR ESTABELECER COMO SERIA A ESCOLA IDEAL, A "ESCOLA DOS SONHOS" NA VISÃO DOS ENTREVISTADOS. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVA VONTADE ENTRE OS PESQUISADOS DE DESENVOLVER NOVOS SIGNIFICADOS, VISANDO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE FORME CIDADÃOS CRÍTICOS NA LUTA POR UMA VIDA MELHOR E HUMANA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONFIRMOU QUE O COTIDIANO DO ADOLESCENTE TEM MUITAS ALTERNÂNCIAS; O ADOLESCENTE VIVE EM CONSTANTE TENSÃO, POR SER UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO. pt_BR
dc.format.extent 527703 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject MORATÓRIA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos pt_BR
dc.title UMA MORATÓRIA ÉTICA PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto