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dc.contributor.advisor | ASSMANN, Hugo | pt_BR |
dc.contributor.author | FLOR, Edson Almeida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:35Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:35Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/719 | |
dc.description | TAQUARAL/UNIMEP; INEP | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ALUNOS ADOLESCENTES. NESSA IDADE DE TRANSIÇÃO, QUE LEVA O ADOLESCENTE A VIVER EM CRISE DE IDENTIDADE, AUXILIAMO-NOS DA TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON (1976), QUE ENFATIZA ESTA QUESTÃO, DANDO SENTIDO A ELA. CRISE NA ADOLESCÊNCIA É NATURAL, NORMAL. SÃO AS CRISES QUE O FORTIFICAM A DESENVOLVER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE COM MAIOR CONSISTÊNCIA. SEM ELAS O ADOLESCENTE TERIA SÉRIOS PROBLEMAS E NÃO CONSEGUIRIA OBTER UMA IDENTIDADE SÓLIDA, VIVERIA O RESTO DE SUA VIDA SEM DAR SENTIDO À PRÓPRIA VIDA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A 1050 ALUNOS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2001 A AGOSTO DE 2002. NUM PRIMEIRO MOMENTO PROCURAMOS AUSCULTAR A BUSCA DE SIGNIFICADOS NO DIA-A-DIA DO ADOLESCENTE. TIVEMOS COMO OBJETIVO DESCORTINAR O COTIDIANO DO ADOLESCENTE. A SEGUIR, A META FOI ANALISAR O PERFIL DOS ALUNOS ADOLESCENTES NO TOCANTE À ESCOLHA PROFISSIONAL. POR FIM, O OBJETIVO ESPECÍFICO FOI OBSERVAR COMO AS PESSOAS, QUE ESTÃO INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCEBEM O ESTADO DA ESCOLA ATUAL. TENTAMOS, POR OUTRO LADO, BUSCAR ESTABELECER COMO SERIA A ESCOLA IDEAL, A "ESCOLA DOS SONHOS" NA VISÃO DOS ENTREVISTADOS. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVA VONTADE ENTRE OS PESQUISADOS DE DESENVOLVER NOVOS SIGNIFICADOS, VISANDO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE FORME CIDADÃOS CRÍTICOS NA LUTA POR UMA VIDA MELHOR E HUMANA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONFIRMOU QUE O COTIDIANO DO ADOLESCENTE TEM MUITAS ALTERNÂNCIAS; O ADOLESCENTE VIVE EM CONSTANTE TENSÃO, POR SER UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO. | pt_BR |
dc.format.extent | 527703 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA | pt_BR |
dc.subject | ADOLESTENTES | pt_BR |
dc.subject | MORATÓRIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | UMA MORATÓRIA ÉTICA PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL | pt_BR |