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QUEM NÃO SABE LER NEM ESCREVER PEDE FAVOR

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dc.contributor.advisor COLELLO, Silvia De Mattos Gasparian pt_BR
dc.contributor.author VALINO, Maria De Lurdes pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:34Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:34Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/716
dc.description FEUSP pt_BR
dc.description.abstract COM BASE NO PRESSUPOSTO DE QUE O INGRESSO NA ESCOLA E UM MAIOR ACESSO AO MUNDO LETRADO SÃO FATORES TRANSFORMADORES DA IDENTIDADE, ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR A MODIFICAÇÃO OCORRIDA EM JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS, QUANDO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. O CORPUS É CONSTITUÍDO PELOS DEPOIMENTOS DE 15 ALUNOS ? COM IDADE ENTRE 16 E 58 ANOS ? DE UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DE UM CURSO NOTURNO DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS DEPOIMENTOS FORAM OBTIDOS POR ENTREVISTAS REALIZADAS EM TRÊS DIFERENTES MOMENTOS DO ANO LETIVO, QUANDO SE BUSCOU COMPREENDER COMO O SUJEITO, HISTORICAMENTE, SE CONSTITUIU ANALFABETO E COMO LIDOU INTERNAMENTE COM A AUTO-IMAGEM E A IMAGEM SOCIAL NEGATIVAS: O SIGNIFICADO DE SER ANALFABETO; O DESEJO E A NECESSIDADE DE LER E ESCREVER; A EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM; O ENFRENTAMENTO DOS FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES; A EXPECTATIVA QUANTO AO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; O INGRESSO NA ESCOLA E O MAIOR ACESSO AO MUNDO LETRADO; AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇA E AS RESISTÊNCIAS AO PROCESSO. A PARTIR DA MARCANTE PERCEPÇÃO DA ?FALTA?, EVIDENTE NOS DEPOIMENTOS, TRABALHOU-SE, NESTA DISSERTAÇÃO, COM A CONCEITUAÇÃO DA DÍADE ANALFABETO-ANALFABETISMO, COM O CONCEITO DE ESTIGMA QUE ENVOLVE O ANALFABETO E COM O CONCEITO DE IDENTIDADE COMO UM PROCESSO EM CONTÍNUA MUDANÇA E A POSSIBILIDADE DE CRESCENTE TRANSFORMAÇÃO QUALITATIVA. COM BASE NAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS FORNECIDAS, PRINCIPALMENTE, POR CIAMPA, ERIKSON E GOFFMAN, ENTRE OUTROS, OS RESULTADOS APONTAM PARA A EVIDÊNCIA DE QUE A TRANSFORMAÇÃO NA IDENTIDADE DO JOVEM E DO ADULTO ALFABETIZANDOS SE REALIZA DE ACORDO COM A SUPERAÇÃO GRADATIVA DE DIFICULDADES, O QUE, NA PRÁTICA, SE TRADUZ PELA PASSAGEM DO ESTADO DE ANALFABETO PARA O DE ALFABETIZADO. ESSAS TRANSFORMAÇÕES ESTÃO DESCRITAS EM CINCO MOMENTOS: 1) A PERCEPÇÃO DA FALTA; 2) A BUSCA DE CORREÇÃO DE UM DEFEITO; 3) A ASSUNÇÃO DO PAPEL DE ESTUDANTE; 4) A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E 5) A SUPERAÇÃO DE LIMITES, NEM SEMPRE PREVISÍVEIS ? EM TERMOS DE ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES RELACIONADAS TANTO À APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANTO AO PROCESSO DE SE CONSTITUIR COMO LEITOR E ESCRITOR NUM CONTEXTO ALTAMENTE LETRADO. pt_BR
dc.format.extent 1228324 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject ALFABETIZAÇÃO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject IDENTIDADE pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola pt_BR
dc.title QUEM NÃO SABE LER NEM ESCREVER PEDE FAVOR pt_BR


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