Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MORGADO, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | BRAZ, Maria Luzenira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:34Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:34Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/714 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO INVESTIGA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE JOVENS NA GESTÃO MILITAR DO COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES, EM CUIABÁ MT. A PROPOSTA EDUCATIVA DO COLÉGIO SE CONCRETIZA CONFORME SE PRETENDE NA DOCUMENTAÇÃO CORRELATA. A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PERMITE ATINGIR A PROPOSTA EDUCACIONAL PROCLAMADA EM SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. VERIFICA-SE EM ÚLTIMA INSTÂNCIA SE A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DESSE COLÉGIO FORMA VALORES DEMOCRÁTICOS E INCLUDENTES. FORAM REALIZADOS LEVANTAMENTO E ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E JUVENTUDE. A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA PARTE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA TRATAR-SE DE UM COLÉGIO MILITAR QUE SE PROCLAMA FUNDAMENTADO EM PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DE PAULO FREIRE E MATTHEW LIPMAN. A AGENDA ESCOLAR DO ALUNO, ELABORADA PELA ESCOLA, TAMBÉM FOI FONTE IMPORTANTE DE PESQUISA, POIS PERMITIU QUE SE ESTABELECESSEM CONTRAPONTOS COM O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. CONTRARIANDO A INTENÇÃO APARENTEMENTE LIBERTÁRIA DESSE PROJETO, A AGENDA ESCOLAR DO ALUNO, TRAZ ITENS DITOS PROIBIDOS, COMO: PROVOCAR OU TOMAR PARTE EM DISCUSSÕES DENTRO DO COLÉGIO ACERCA DE POLÍTICA OU RELIGIÃO. TER EM SEU PODER, INTRODUZIR, LER, OU DISCUTIR DENTRO DO COLÉGIO, PUBLICAÇÕES, ESTAMPAS OU JORNAIS SUBVERSIVOS (...). OBSERVAÇÕES NA SAÍDA DOS ALUNOS FORAM FEITAS, ONDE TAMBÉM SE TRAVARAM OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS ESTUDANTES. ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA FOI ELABORADO, NA PERSPECTIVA DE LEVANTAR QUESTIONAMENTOS ACERCA DE TEMAS CONSIDERADOS POLÊMICOS, TENDO EM VISTA A INTENÇÃO DE PERCEBER OS VALORES QUE SE FORMAM NESSE ESPAÇO DE SOCIABILIDADE. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS COM 30 ALUNOS DE UMA TURMA DE 3º ANO. AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS DEMONSTRAM UM PENSAMENTO JUVENIL POUCO CRÍTICO, POUCO TOLERANTE, POUCO DEMOCRÁTICO. AS RESPOSTAS REVELAM UMA EDUCAÇÃO CALCADA EM VALORES AUTORITÁRIOS. OS DADOS MOSTRAM A INVIABILIDADE DE CONCRETIZAÇÃO DA PROPOSTA DE FREIRE E LIPMAN. AO CONTRÁRIO, PODE-SE AFIRMAR QUE A DINÂMICA EDUCACIONAL SE DÁ DE FORMA DIVERGENTE AQUILO QUE É PROCLAMADO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. PORTANTO, O COLÉGIO ESTADUAL DE 1º E 2º GRAUS TIRADENTES, ADMINISTRADO POR POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DE MATO GROSSO, RESPONDENDO A EXPECTATIVAS SOCIAIS DE UMA EDUCAÇÃO RÍGIDA E CALCADA EM VALORES POUCO FLEXÍVEIS E DISCIPLINADORES, ACABA PROPORCIONANDO UMA FORMAÇÃO PARA A SUBMISSÃO, A ORDEM, REPRODUZINDO UMA EDUCAÇÃO DESUMANIZADORA. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; JOVENS; DEMOCRACIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 698736 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | DEMOCRACIA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS NA GESTÃO MILITAR DO COLÉGIO ESTADUAL "TIRADENTES" (CUIABÁ-MT) | pt_BR |