dc.description.abstract |
COM A PESQUISA EMPREENDIDA PARA A PRESENTE TESE, OBJETIVO COMPREENDER O QUE TORNOU POSSÍVEL O INGRESSO, NO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA (ITA), DE SEIS ITEANOS PROVENIENTES DE FAMÍLIAS FRACAS DETENTORAS DE CAPITAL CULTURAL E ESCOLAR, CUJOS DESTINOS ESCOLARES PODEM SER CONSIDERADOS POUCO PROVÁVEIS. A HIPÓTESE CENTRAL É QUE ESSAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES SE CONSTITUÍRAM A PARTIR DE UMA FORTE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR DOS ITEANOS E DA MOBILIZAÇÃO ESCOLAR DE SUAS FAMÍLIAS, ESSA ÚLTIMA DE TIPO ESPECÍFICO NO QUE SE REFERE À REGULARIDADE E AO MODO DE INTERVENÇÃO DOS PAIS AO LONGO DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS FILHOS. A MOBILIZAÇÃO ESCOLAR DOS PAIS E FILHOS SE CONSTRUIRIA NAS RELAÇÕES ENTRE AS GERAÇÕES E SE SUSTENTARIA NOS SENTIDOS QUE CADA UMA DELAS ATRIBUIRIA ÀS SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS ESCOLARES E ÀS HISTÓRIAS ESCOLARES DA LINHAGEM. OS DADOS DESTA PESQUISA SOBRE AS HISTÓRIAS ESCOLARES DOS ITEANOS FORAM COLETADOS EM ENTREVISTAS SEMIDIRETIVAS, COM PERGUNTAS ABERTAS ORGANIZADAS EM UM ROTEIRO. FORAM COLETADOS TAMBÉM DADOS EM PUBLICAÇÕES SOBRE O ITA PARA ANÁLISE DO PRESTÍGIO, NOTORIEDADE E REPUTAÇÃO DESSE INSTITUTO NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, BEM COMO FORAM ANALISADOS DADOS ESTATÍSTICOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) SOBRE AS PROPRIEDADES SOCIAIS E ESCOLARES DOS ITEANOS. A ORIENTAÇÃO TEÓRICA ASSUMIDA NA CONDUÇÃO DA TESE SE INSCREVE NA TRADIÇÃO DISPOSICIONALISTA DA AÇÃO, ESPECIFICAMENTE OS TRABALHOS DE PIERRE BOURDIEU E BERNARD LAHIRE. ASSIM, É LEVADO EM CONTA, NAS ANÁLISES DAS PRÁTICAS DOS SUJEITOS DA PESQUISA, O PASSADO INCORPORADO E VALORIZADO O SENTIDO QUE OS SUJEITOS ATRIBUEM ÀQUILO QUE FAZEM. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM ANALISADOS SOCIOLOGICAMENTE DE DOIS MODOS, COMPLEMENTARES. O PRIMEIRO DELES SE CONSTITUI DA ANÁLISE DOS RELATOS EM CONJUNTO, BUSCANDO-SE AS RECORRÊNCIAS ENTRE OS PERCURSOS ESCOLARES DOS ITEANOS PESQUISADOS E, EM CADA UM DOS CASOS, AS RELAÇÕES ENTRE AS HISTÓRIAS ESCOLARES DOS PAIS E DOS FILHOS QUE PODEM TER COLABORADO PARA QUE ESSE GRUPO DE ITEANOS, EM SUAS TRAJETÓRIAS, NÃO ESTIVESSE PROPENSO AO PROVÁVEL. NO SEGUNDO MODO, PRIVILEGIOU-SE A SINGULARIDADE DE CADA UM DOS PERCURSOS ESCOLARES, RECONSTITUINDO-SE CADA UMA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES A PARTIR DOS SEGUINTES TRAÇOS ESTRUTURANTES DA ANÁLISE: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS FAMÍLIAS E PELOS ITEANOS A UMA ESCOLARIZAÇÃO LONGA E DE EXCELÊNCIA; AS RELAÇÕES ENTRE AS HISTÓRIAS ESCOLARES DA LINHAGEM; A MOBILIZAÇÃO FAMILIAR E INDIVIDUAL NA CONSTITUIÇÃO DOS PERCURSOS ESCOLARES DE EXCELÊNCIA E AS DISPOSIÇÕES ESCOLARES DOS ITEANOS. A ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS DESTA PESQUISA INDICA QUE AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES POUCO PROVÁVEIS E DE EXCELÊNCIA DE FELIPE, PEDRO, JOÃO, JOSÉ, ANTÔNIO E FRANCISCO SÃO PRODUTO DAS PRÁTICAS DE DUAS GERAÇÕES CUJOS FUNDAMENTOS ENCONTRAM-SE, EM PARTE, NAS RELAÇÕES DOS PAIS E FILHOS COM AS HISTÓRIAS ESCOLARES INTERGERACIONAIS E NOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A ESSAS HISTÓRIAS E NAS DISPOSIÇÕES A PENSAR, SENTIR E AGIR DOS ITEANOS EM RELAÇÃO À ESCOLA, ESSAS ÚLTIMAS O RESULTADO SINGULAR DAS INFLUÊNCIAS SOCIALIZADORAS, DA SUBJETIVIDADE DOS ITEANOS E DAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR ELES AO LONGO DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES. |
pt_BR |