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PESQUISEI A DISCIPLINA, ENQUANTO UMA ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DOS ALUNOS EM SUJEITOS DÓCEIS E ÚTEIS, ADEQUADOS À SOCIEDADE ATUAL, NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. ESTA ESCOLA SITUA-SE NA ZONA CENTRAL DA CIDADE, É PÚBLICA E ATENDE DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO. A PESQUISA DE CAMPO FOI BASEADA EM ESTUDOS FOUCALTIANOS, COM ANÁLISE DE DOCUMENTOS, ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO DIÁRIA. O CONTROLE DOS ALUNOS É FEITO ATRAVÉS DAS NORMAS E DA AMEAÇA DE PUNIÇÃO. ENCONTREI UM SETOR ESPECÍFICO PARA O CONTROLE DISCIPLINAR E MUITOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM ESTE FIM. O NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES É GRANDE. DENTRE ESTAS EXISTEM PEQUENOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, RISO NA HORA DO ESTUDO E OUTROS SIMILARES, LADO A LADO COM CASOS DE AGRESSÃO FÍSICA E PORTE DE ARMA DE FOGO. AS PUNIÇÕES USADAS PELO COLÉGIO, NA SUA MAIORIA SÃO EXCLUDENTES: OU SEJA, AS PENAS PREVÊEM A RETIRADADO INFRATOR DO MEIO EDUCACIONAL, DO AMBIENTE DA SALA DE AULA OU MESMO DA PRÓPRIA ESCOLA - NO CASO DAS SUSPENSÕES DAS ATIVIDADES DISCENTES. AINDA, OBSERVEI QUE ALGUNS ALUNOS PASSAM POR ESTE PROCESSO E CONTINUAM INDISCIPLINADOS, MESMO APÓS TODO O TRABALHO FORMADOR. APONTO COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO UM TRABALHO BASEADO NA FORMAÇÃO ÉTICA DAS PESSOAS. |
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