DSpace/Manakin Repository

REPRODUÇÃO E EMANCIPAÇÃO - CATEGORIAS DE ANÁLISE HISTÓRICO-ANTOLÓGICO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DIALOGANDO COM A REALIDADE CONCRETA DE SEUS SUJEITOS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor GHIGGI, Gomercindo pt_BR
dc.contributor.author FAGUNDES, Maurício Cesar Vitoria pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:32Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:32Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/707
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO TRATA DA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PARTICULAR E CONFESSIONAL, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR PERCEBER AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA CONCRETIZAÇÃO DE SUA INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA, QUE, PELA AÇÃO COLETIVA, PROPÕE-SE A GERAR SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NA COMUNIDADE DISCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, FORTALECIMENTO DE VALORES E ATITUDES CIDADÃS. PARA TANTO, A PESQUISA APRESENTA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA, DE CUNHO QUALITATIVO, LEVADA A EFEITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM ESTUDANTES E PAIS DA ESCOLA EM TELA, OS QUAIS RESPONDEM QUESTÕES QUE ENFOCAM A SUA PERCEPÇÃO ACERCA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, A COMPREENSÃO DE CIDADANIA E OS ELEMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA. EM TERMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO GRAMSCI, BOURDIEU, FREIRE, ANDREOLA, GADOTTI, GANDIN, GHIGGI, MARX, VEIGA, PRADO JUNIOR, KIELING, ARROYO, BENINCÁ E KOSIK, ENTRE OUTROS, A PARTIR DOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER A RELAÇÃO DIALÉTICA QUE A ESCOLA DESENCADEIA COM SEUS ESTUDANTES (E MEIO), DESDE O PONTO DE VISTA DA REPRODUÇÃO OU EMANCIPAÇÃO, ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. A CONCLUSÃO PRINCIPAL INDICA QUE OS ALUNOS ESTÃO, EM SUA MAIORIA, CONSTRUINDO UMA NOVA CULTURA, EM UM DEVENIR HISTÓRICO, FORTALECIDOS POR SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS, PELA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PELA TONIFICAÇÃO DE VALORES E ATITUDES CIDADÃS, COINCIDENTES COM A INSPIRAÇÃO BÁSICA DO PROJETO EM FOCO. pt_BR
dc.format.extent 576245 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS pt_BR
dc.subject PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject PAIS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title REPRODUÇÃO E EMANCIPAÇÃO - CATEGORIAS DE ANÁLISE HISTÓRICO-ANTOLÓGICO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DIALOGANDO COM A REALIDADE CONCRETA DE SEUS SUJEITOS pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto