Abstract:
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR, NUMA VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL, A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DO ADOLESCENTE COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA. TEM COMO BASE A FUNDAMENTAÇÃO NO REFERENCIAL TEÓRICO DE VIGOTSKI E WALLON, OS QUAIS DESTACAM QUE COGNIÇÃO, AFETIVIDADE E AS INTERAÇÕES SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO. OS PARTICIPANTES SÃO SEIS ADOLESCENTES, DO SEXO MASCULINO, CURSANDO DA 5ª À 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E APONTADOS PELA ESCOLA COMO TENDO DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA. SÃO DE TRÊS ESCOLAS, SENDO UMA PÚBLICA ESTADUAL, UMA PARTICULAR E UMA DA REDE SESI, DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. NAS SESSÕES DE COLETA DE DADOS, FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS COMO ENTREVISTA, DESENHO, LEITURA E ESCRITA DE UM TEXTO COM DISCUSSÃO SOBRE O MESMO, ELABORADOS COM A FINALIDADE DE APREENDER ASPECTOS SOBRE A AUTO-IMAGEM DO SUJEITO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA E ESCRITA. OS RESULTADOS INDICAM QUE ESSES SUJEITOS APRESENTAM UMA AUTO-IMAGEM MÚLTIPLA, QUE É CONSTITUÍDA E MANIFESTADA DE DIVERSAS FORMAS E NÃO APENAS RELACIONADAS ÀS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA. OUTROS ASPECTOS, COMO LAÇOS FAMILIARES, INTERAÇÕES SOCIAIS E APARÊNCIA FÍSICA, APRESENTAM RELEVÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM APRESENTADA POR ELES. ESSES RESULTADOS INDICAM AINDA UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SOBRE AUTO-IMAGEM NO REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL.