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OPOSIÇÃO, DIVERSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PARA DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS

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dc.contributor.advisor GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira pt_BR
dc.contributor.author SANTO, Shirlei Rezende Sales Do Espírito pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:30Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:30Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/700
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract A PRESENTE DISSERTAÇÃO ANALISA AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA NOTURNA, ENFATIZANDO AQUELAS QUE TRANSGRIDEM AS NORMAS ESCOLARES. BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS - PRIORITARIAMENTE OS/AS JOVENS - PARA ESSAS PRÁTICAS E A PARTIR DELAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS, EM QUE FORAM INVESTIGADAS PRÁTICAS TRANSGRESSORAS DAS NORMAS, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE ATUA NOS TURNOS DA TARDE E NOITE. A PESQUISA UTILIZA A TEORIZAÇÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA, EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DE ANÁLISE. O OBJETIVO GERAL É PROBLEMATIZAR O SENTIDO DE VIOLÊNCIA ATRIBUÍDO A DETERMINADAS PRÁTICAS, CONTRAPONDO-O AOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTA DISSERTAÇÃO ARGUMENTA QUE AS PRÁTICAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA SÃO CULTURAIS À MEDIDA QUE SÃO RELEVANTES PARA O SIGNIFICADO E QUE FUNCIONAM A PARTIR DOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS OBSERVADOS. ESSES SIGNIFICADOS SÃO MÚLTIPLOS E COMPLEXOS, PODENDO UMA MESMA PRÁTICA SIGNIFICAR DIVERSAS COISAS AO MESMO TEMPO: LUTA, OPOSIÇÃO, DIVERSÃO, BRINCADEIRA OU ATÉ MESMO VIOLÊNCIA. A ARGUMENTAÇÃO É DESENVOLVIDA A PARTIR DA NARRAÇÃO E ANÁLISE DE UMA MULTIPLICIDADE DE EPISÓDIOS OBSERVADOS, ACOMPANHADOS E REGISTRADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, CONFRONTANDO OS SIGNIFICADOS QUE EU MESMA PRODUZIA PARA TAIS PRÁTICAS, AS ARGUMENTAÇÕES DE TEÓRICOS/AS QUE ESCREVEM SOBRE A TEMÁTICA (COMO MICHEL DE CERTEAU, PIERRE BOURDIEU, ÉRIC DEBARBIEUX, MICHEL WIEVIORKA, MARÍLIA SPOSITO, ANGELINA PERALVA E OUTROS/AS), BEM COMO OS SIGNIFICADOS A ELAS ATRIBUÍDOS PELOS SUJEITOS DA ESCOLA. pt_BR
dc.format.extent 2097152 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject VIOLÊNCIA pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject ENSINO NOTURNO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude pt_BR
dc.title OPOSIÇÃO, DIVERSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PARA DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS pt_BR


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