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dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTO, Shirlei Rezende Sales Do Espírito | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:30Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:30Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/700 | |
dc.description | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO ANALISA AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA NOTURNA, ENFATIZANDO AQUELAS QUE TRANSGRIDEM AS NORMAS ESCOLARES. BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS - PRIORITARIAMENTE OS/AS JOVENS - PARA ESSAS PRÁTICAS E A PARTIR DELAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS, EM QUE FORAM INVESTIGADAS PRÁTICAS TRANSGRESSORAS DAS NORMAS, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE ATUA NOS TURNOS DA TARDE E NOITE. A PESQUISA UTILIZA A TEORIZAÇÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA, EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DE ANÁLISE. O OBJETIVO GERAL É PROBLEMATIZAR O SENTIDO DE VIOLÊNCIA ATRIBUÍDO A DETERMINADAS PRÁTICAS, CONTRAPONDO-O AOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTA DISSERTAÇÃO ARGUMENTA QUE AS PRÁTICAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA SÃO CULTURAIS À MEDIDA QUE SÃO RELEVANTES PARA O SIGNIFICADO E QUE FUNCIONAM A PARTIR DOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS OBSERVADOS. ESSES SIGNIFICADOS SÃO MÚLTIPLOS E COMPLEXOS, PODENDO UMA MESMA PRÁTICA SIGNIFICAR DIVERSAS COISAS AO MESMO TEMPO: LUTA, OPOSIÇÃO, DIVERSÃO, BRINCADEIRA OU ATÉ MESMO VIOLÊNCIA. A ARGUMENTAÇÃO É DESENVOLVIDA A PARTIR DA NARRAÇÃO E ANÁLISE DE UMA MULTIPLICIDADE DE EPISÓDIOS OBSERVADOS, ACOMPANHADOS E REGISTRADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, CONFRONTANDO OS SIGNIFICADOS QUE EU MESMA PRODUZIA PARA TAIS PRÁTICAS, AS ARGUMENTAÇÕES DE TEÓRICOS/AS QUE ESCREVEM SOBRE A TEMÁTICA (COMO MICHEL DE CERTEAU, PIERRE BOURDIEU, ÉRIC DEBARBIEUX, MICHEL WIEVIORKA, MARÍLIA SPOSITO, ANGELINA PERALVA E OUTROS/AS), BEM COMO OS SIGNIFICADOS A ELAS ATRIBUÍDOS PELOS SUJEITOS DA ESCOLA. | pt_BR |
dc.format.extent | 2097152 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | ENSINO NOTURNO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude | pt_BR |
dc.title | OPOSIÇÃO, DIVERSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PARA DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS | pt_BR |