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dc.contributor.advisor | LUNARDI, Valéria Lerch | en |
dc.contributor.author | NEVES, Elaine da Silva | |
dc.date.accessioned | 2009-03-02T13:04:41Z | |
dc.date.available | 2009-03-02T13:04:41Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.identifier.citation | NEVES, Elaine da Silva. A problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticos. 2003. Rio Grande 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. 2003. Orientador(a): Valéria Lerch Lunardi | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/677 | |
dc.description.abstract | A partir da análise de uma problemática ambiental, percebida nos recursos hídricos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e, numa visão sistêmica, visualizando-se uma das suas origens deste impacto no Bairro Getúlio Vargas 9BGV), optou-se por ampliar o conhecimento desta comunidade sobre as questões ambientais vivenciadas, esclarecendo seus direitos e deveres, tendo em vista a criação de um Núcleo em Educação Ambiental, dentre outras estratégias de enfrentamento. Compreendendo a Educação Ambiental como possível agente transformador de uma realidade como uma educação política, com resgate da cidadania, as tentativas de aproximação e inserção na comunidade se deram com várias entidades represntativas do BGV, participando em diferentes atividades, conhecendo sua realidade e seus principais problemas, destacando-se a fome como o mais relevante. Mediante a constituição de um grupo denominado de Encontros democráticos, realizado com um grupo de mães da comunidade, inspirado, fundamentalmente na proposta do Círculo de Cultura de Paulo Freire, implementaram-se atividades como um trilha, de modo a privilegiar uma abordagem sistêmica da problemática ambiental, demosntrando, concomitantemente, a força de um coletivo para a geração de mudanças. Esta prática educativa culminou com a articulação e mobilização de outros membros da comunidade e representantes da administração pública municipal apra a implementação do Núcleo de Educação Ambiental, como um espaçõ destinado à discussão e enfrentamento de problemas sócio-ambientais e conscientização da comunidade de sua força e poder, enquanto cidadão. | en |
dc.format.extent | 1514355 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | en |
dc.title | A problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticos | en |
dc.type | Thesis | en |