Abstract:
A partir da análise de uma problemática ambiental, percebida nos recursos hídricos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e, numa visão sistêmica, visualizando-se uma das suas origens deste impacto no Bairro Getúlio Vargas 9BGV), optou-se por ampliar o conhecimento desta comunidade sobre as questões ambientais vivenciadas, esclarecendo seus direitos e deveres, tendo em vista a criação de um Núcleo em Educação Ambiental, dentre outras estratégias de enfrentamento. Compreendendo a Educação Ambiental como possível agente transformador de uma realidade como uma educação política, com resgate da cidadania, as tentativas de aproximação e inserção na comunidade se deram com várias entidades represntativas do BGV, participando em diferentes atividades, conhecendo sua realidade e seus principais problemas, destacando-se a fome como o mais relevante. Mediante a constituição de um grupo denominado de Encontros democráticos, realizado com um grupo de mães da comunidade, inspirado, fundamentalmente na proposta do Círculo de Cultura de Paulo Freire, implementaram-se atividades como um trilha, de modo a privilegiar uma abordagem sistêmica da problemática ambiental, demosntrando, concomitantemente, a força de um coletivo para a geração de mudanças. Esta prática educativa culminou com a articulação e mobilização de outros membros da comunidade e representantes da administração pública municipal apra a implementação do Núcleo de Educação Ambiental, como um espaçõ destinado à discussão e enfrentamento de problemas sócio-ambientais e conscientização da comunidade de sua força e poder, enquanto cidadão.