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A problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticos

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dc.contributor.advisor LUNARDI, Valéria Lerch en
dc.contributor.author NEVES, Elaine da Silva
dc.date.accessioned 2009-03-02T13:04:41Z
dc.date.available 2009-03-02T13:04:41Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation NEVES, Elaine da Silva. A problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticos. 2003. Rio Grande 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. 2003. Orientador(a): Valéria Lerch Lunardi en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/677
dc.description.abstract A partir da análise de uma problemática ambiental, percebida nos recursos hídricos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e, numa visão sistêmica, visualizando-se uma das suas origens deste impacto no Bairro Getúlio Vargas 9BGV), optou-se por ampliar o conhecimento desta comunidade sobre as questões ambientais vivenciadas, esclarecendo seus direitos e deveres, tendo em vista a criação de um Núcleo em Educação Ambiental, dentre outras estratégias de enfrentamento. Compreendendo a Educação Ambiental como possível agente transformador de uma realidade como uma educação política, com resgate da cidadania, as tentativas de aproximação e inserção na comunidade se deram com várias entidades represntativas do BGV, participando em diferentes atividades, conhecendo sua realidade e seus principais problemas, destacando-se a fome como o mais relevante. Mediante a constituição de um grupo denominado de Encontros democráticos, realizado com um grupo de mães da comunidade, inspirado, fundamentalmente na proposta do Círculo de Cultura de Paulo Freire, implementaram-se atividades como um trilha, de modo a privilegiar uma abordagem sistêmica da problemática ambiental, demosntrando, concomitantemente, a força de um coletivo para a geração de mudanças. Esta prática educativa culminou com a articulação e mobilização de outros membros da comunidade e representantes da administração pública municipal apra a implementação do Núcleo de Educação Ambiental, como um espaçõ destinado à discussão e enfrentamento de problemas sócio-ambientais e conscientização da comunidade de sua força e poder, enquanto cidadão. en
dc.format.extent 1514355 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental en
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL en
dc.title A problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticos en
dc.type Thesis en


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