Resumen:
Este estudo tem por objetivo desenvolver um intercâmbio entre o serviço social e a educação ambiental, que possa contemplar novos elementos de compreensão da totalidade da vida humana, em seus aspectos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais. Neste sentido, privilegiamos a discussão da dimensão ético-varativa, como "locus" de desenvolvimento da consciência do ser social em suas relações imediatas e na perspectiva de transformação da sociedade. A investigação teve por foco a atuação do assistente social em educação ambienta, contando com depoimentos de profissionais e com a modalidade de grupo temático, no qual foram abordados usuários de programas desta área. através da análise das categorias empíricas que emergiram no processo de pesquisa, procuramos caracterizar o trabalho do assistente social em educação ambiental e conhecer o alcance e resultados dos programas desenvolvidos. Intervenção de natureza educativa, a prática profissional do assistente social tem perspectiva interdisciplinar, privilegiando o diálogo contínuo com a equipe técnica, os usuários e demais parceiros. Os depoimentos expressaram, entretanto, uma forma reducionista de compreender e operacionalizar as proposta de educação ambiental, segmentando os múltiplos aspectos envolvidos no cotidiano das situações investigadas. Além do levantamento das atividades, estratégias e objetivos do trabalho, este estudo procurou constituir-se um espaço para emersão do pensamento dos sujeitos de pesquisa sobre educação ambiental e qualidade de vida. A interlocução entre o serviço social e a educação ambiental aponta para a construção de proposta educativas que privilegiem a participação dos indivíduos e comunidades na luta pelos direitos à qualidade ambiental e das relações sociais, sinalizando novas temáticas no âmbito destas disciplinas.