Resumen:
Diante das recentes políticas adotadas na gestão dos recursos ambientais, torna-se necessária uma nova abordagem educacional que estimule a participação efetiva da comunidade nos processos de tomadas de decisões. assim, o presente estudo procura compreender como os referenciais teóricos destes temas podem ser aplicados mais efetivamente. O estudo foi realizado através de um referencial teórico referente à educação ambiental e à participação popular de forma a buscar aspectos da pedagogia libertadora na direção de ambas, tendo por indicativo os trabalhos realizados na superintendência de recursos hídricos do estado da Bahia (SRH/BA) no que tange os processos de educação ambiental e mobilização social (para a participação popular) por ela desenvolvidos. Dessa forma, foi possível identificar no decorrer da pesquisa que a educação ambiental e a participação popular deverão estar interligadas por ações educativas, sociais e culturais de forma a crescerem mutuamente sobre questões relevantes ao meio ambiente. Constatou-se que à educação ambiental caberia promover a conscientização e a mudança de comportamento dos sujeitos com adoção de hábitos ambientalmente responsáveis, bem como o estímulo à participação popular que, por sua vez, somatizaria tal mudança.