Abstract:
Em 1997, a CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgico, filiada à CUT - Central Única dos Trabalhadores - em convênio realizado com a Prefeitura Municipal de Estância Turística de Ribeirão Pires, São Paulo, criou o núcleo do Programa Integrar - Curso de Formação e Requalificação Profissional para o trabalho na cidade. O curso destinou-se a trabalhadores metalúrgicos maiores de 25 anos, desempregados ou em risco de perder o emprego, com baixa escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto- mas que soubessem ler, escrever e contar. O presente trabalho pretende levantar elementos para compreender como a equipe pedagógica do núcleo Ribeirão Pires organizou e desenvolveu seu currículo no período de 1997 a 2000, tempo de funcionamento do núcleo. O processo de investigação foi conduzido sob forma de uma pesquisa de caráter qualitativo envolvendo 9 alunos egressos no núcleo, a professora, o instrutor, a responsável local, a orientadora pedagógica do nucleo, a secretaria de educação municipal, alguns documentos produzido pelo Programa Integrar São Paulo e, os materiais elaborados pela equipe pedagógica e pelos seus alunos durante o curso. Acredito com isso, poder contribuir para a compreensão de um dos processos educativos que trata da formação profissional na atualidade a partir da ótica da população que dele participou.