Resumen:
Esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer as implicações do desemprego para o sujeito demitido, a fim de elucidar as articulações entre o modo de ver a situação em questão e a relação anteriormente estabelecida com o trabalho, considerando as especificidades pessoais. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de cunho qualitativo, realizado a partir de entrevistas narrativas efetivadas com dois sujeitos - trabalhadores com qualificação profissional - que passaram pela experiência de perda do emprego. Os dados foram analisados e interpretados através da Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (1977), compondo três categorias abrangentes - trabalho e formação profissional; desemprego e perspectivas; aspectos de ordem pessoal e familiar. Partindo das relações entre educação e trabalho, a investigação tratou do desemprego e suas repercussões em todas as esferas da vida: familiar, econômica, social e no autoconceito. Tais implicações e perspectivas reveladas pelos sujeitos permitiram, também, articular educação e desemprego. Para tanto, o termo educação foi tomado em sentido amplo, como processo de intermediação humana através do qual o sujeito se constrói num contexto sócio-histórico, não se confundindo, portanto, com escolarização. A sociedade atual evidencia profunda transformação no mundo do trabalho que, além de acarretar aumento do desemprego estrutural, conduz a mudanças nos próprios trabalhadores, na forma de se relacionarem com seu trabalho e com a situação de privação de emprego.