dc.contributor.author |
HATZENBERGER, Dulce Helena Cabral |
|
dc.contributor.author |
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto |
|
dc.date.accessioned |
2008-05-14T17:27:34Z |
|
dc.date.available |
2008-05-14T17:27:34Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.citation |
HATZENBERGER, Dulce Helena Cabral. Desemprego de trabalhadores qualificados: implicações e aprendizagens. 2001. 142f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Porto Alegre. Orientador(a): Maria Helena Menna Barreto Abrahão. |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/373 |
|
dc.description |
Biblioteca Central do PUCRS |
en |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer as implicações do desemprego para o sujeito demitido, a fim de elucidar as articulações entre o modo de ver a situação em questão e a relação anteriormente estabelecida com o trabalho, considerando as especificidades pessoais. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de cunho qualitativo, realizado a partir de entrevistas narrativas efetivadas com dois sujeitos - trabalhadores com qualificação profissional - que passaram pela experiência de perda do emprego. Os dados foram analisados e interpretados através da Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (1977), compondo três categorias abrangentes - trabalho e formação profissional; desemprego e perspectivas; aspectos de ordem pessoal e familiar. Partindo das relações entre educação e trabalho, a investigação tratou do desemprego e suas repercussões em todas as esferas da vida: familiar, econômica, social e no autoconceito. Tais implicações e perspectivas reveladas pelos sujeitos permitiram, também, articular educação e desemprego. Para tanto, o termo educação foi tomado em sentido amplo, como processo de intermediação humana através do qual o sujeito se constrói num contexto sócio-histórico, não se confundindo, portanto, com escolarização. A sociedade atual evidencia profunda transformação no mundo do trabalho que, além de acarretar aumento do desemprego estrutural, conduz a mudanças nos próprios trabalhadores, na forma de se relacionarem com seu trabalho e com a situação de privação de emprego. |
en |
dc.format.extent |
2748444 bytes |
|
dc.format.extent |
2549722 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
DESEMPREGO |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.title |
Desemprego de trabalhadores qualificados: implicações e aprendizagens |
en |
dc.type |
Thesis |
en |