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O caráter educativo dos professores de participação nas organizações econômicas populares: a experiência de Shangri-lá

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dc.contributor.author ANTAS, Edenise da Silva
dc.contributor.author FRANCO, Maria Ciavatta
dc.date.accessioned 2008-04-24T18:42:52Z
dc.date.available 2008-04-24T18:42:52Z
dc.date.issued 2000
dc.identifier.citation ANTAS, Edenise da Silva. O caráter educativo dos professores de participação nas organizações econômicas populares: a experiência de Shangri-lá. 2000. 119f. Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2000. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2000. Rio de Janeiro. Orientador(a): Maria Ciavatta Franco en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/341
dc.description Biblioteca UFF en
dc.description.abstract Investiga o caráter educativo dos processos de participação nas atividades produtivas e educativas de organizações econômicas populares, entendidas como particularidade da economia popular e que se caracterizam, entre outros elementos, como iniciativas econômicas dos setores populares geralmente de forma associada ou cooperativa, que se pretendem participativas, democráticas, autogestionárias e autônomas. Analisa a especificidade do modo de produção capitalista e a questão do trabalho dentro do contexto da crise do capitalismo atual, da globalização e do neoliberalismo. Levanta a importância das alternativas ao desemprego discutidas por amplos setores da sociedade, como o cooperativismo, a economia solidária, a economia popular, entre outras. Toma como estudo de caso a Comunidade Habitacional Mista Shangri-lá, que têm origem vinculada, de forma ampla, à Campanha da ação da cidadania contra fome e a miséria e pela vida e, de forma mais restrita, ao Comitê Taquara, campanha idealizada pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, em 1993. O levantamento de dados, feito através da aplicação de questionário, baseou-se em cinco tópicos: identificação, educação, trabalho, participação e problemas/desafios. A pesquisa de campo permitiu perceber o caráter educativo dos processos de participação na medida em que vai criando a capacidade de rompimento real com uma visão pseudoconcreta da realidade. Trabalho e educação; Comunidades de baixa renda; Movimentos sociais. en
dc.format.extent 1761396 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.subject ECONOMIA POPULAR en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA en
dc.subject COOPERATIVISMO en
dc.title O caráter educativo dos professores de participação nas organizações econômicas populares: a experiência de Shangri-lá en
dc.type Thesis en


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