Resumen:
O modelo de desenvolvimento, consolidado ao longo dos anos mundo afora, representou um terreno fértil para a globalização e caminha em direção ao esgotamento dos recursos naturais, desembocando numa grave crise ambiental. A partir das últimas décadas do século XX, estudiosos passam a propor o desenvolvimento sustentável como alternativa do que vem sendo praticado, seguindo indicadores, que vão desde o econômico até o sócio-educacional. Uma proposta que suscita conhecimentos novos para proporcionar o desenvolvimento de potencialidades das comunidades locais, tendo como missão, promover a revalorização do ser humano de modo que este possa compartilhar o atendimento das necessidades de sobrevivência e de preservação da natureza, para garantir a sustentabilidade da vida humana. Esta pesquisa analisa o papel que a educação possui numa proposta de desenvolvimento sustentável, numa tentativa de criar oportunidades de trabalho e sobrevivência para as comunidades, através de novas formas de produzir e de lidar com a natureza. Tomando como campo empírico o projeto de piscicultura do município de Paulo Afonso, que se subdivide em eixos: desenvolvimento da piscicultura em associações de produtores, criação do curso de Engenharia de Pesca no município, inserção da disciplina piscicultura na rede municipal de ensino e desenvolvimento da piscicultura pela iniciativa privada. Este estudo está voltado apenas para os três primeiros eixos, em que as associações são vistas como alternativas de sobrevivência e fixação do homem no semi-árido nordestino, através do aproveitamento dos recursos hídricos e climáticos da região, que são excepcionais para o desenvolvimento dessa área da aqüicultura e a criação do curso pleiteado como uma forma de capacitar mão-de-obra especializada para o cultivo da Tilápia, estendendo o programa às escolas públicas municipais, preparando alunos para a exploração deste pescado. Esta pesquisa contabiliza dados que requer a abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando os procedimentos de coleta em campo selecionados de acordo a natureza do objeto, no sentido de tentar entender qual seria o papel da educação nestas propostas que lidam com novas formas de produzir. Podemos inferir que este projeto estudado, em termos de ser uma proposta de desenvolvimento local sustentável, ainda precisa de muitas adaptações, devido à maneira como foi operacionalizado, tendo como grande beneficiário a iniciativa privada. Em termos de criar um processo educacional, envolvendo os piscicultores para atuarem nesta atividade, este foi insuficiente da mesma forma que a tentativa de inserir estes conteúdos nas escolas municipais. Em relação à criação do curso de Engenharia de Pesca, isso ocorreu, mas este projeto não conseguiu gerar os empregos esperados para absorver estes novos profissionais.