dc.date.accessioned |
2010-06-24T19:46:21Z |
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dc.date.available |
2010-06-24T19:46:21Z |
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dc.date.issued |
2005-10 |
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dc.identifier.citation |
EBULIÇÃO - UMA VISÃO CRÍTICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL. São Paulo: Ação Educativa. Programa Observatório da Educação, nº 14, out. 2005 |
en |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2598 |
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dc.description.abstract |
A fragilidade do regime de colaboração entre as esferas de governo nas quais, em tese, deveria se assentar o sistema de ensino brasileiro ficou flagrante ao longo das negociações em torno do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb). A acirrada disputa que vem se travando entre estados e municípios para determinar como se dará a repartição dos recursos que comporão o Fundo culminou com o envio da PEC 415 ao Congresso Nacional sem que as creches fossem contempladas por esses recursos. Pela frente, ainda assistiremos à disputa relativa ao valor diferencial das matrículas dos diferentes níveis e modalidades, questão que também tem grandes impactos na divisão dos recursos. A União, por sua vez, estabelece um valor nominal para sua complementação que efetivamente representa um teto, retirando-se assim da disputa acerca de como se forma e de como se reparte o Fundo. |
en |
dc.format.extent |
27021 bytes |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Ação Educativa. Programa Observatório da Educação. |
en |
dc.subject |
Políticas educacionais |
en |
dc.subject |
Fundeb |
en |
dc.title |
Fundeb destaca fragilidade da cooperação entre União, estados e municípios |
en |
dc.type |
Other |
en |