Resumo:
O artigo apresenta o resultado da análise de treze teses e dissertações defendidas entre 1999 e 2006 nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social sobre o tema “Educação não-escolar de adultos e relações raciais” e é composto de três partes. Inicialmente demonstraremos quais são os principais temas e discussões realizadas por essas pesquisas, indicando as questões recorrentes e as principais conclusões. Em seguida, teceremos algumas considerações sobre o conjunto das pesquisas a partir de questões indicadas por um roteiro orientador para a visualização de seus resultados: agente educador; educando; intencionalidade; método; cultura; relações de poder; saberes (técnicos/populares); relação com a comunidade; lugar social em que se dá a educação e o espaço de vida das pessoas; interfaces com a educação escolar; valores; materiais / instrumentos.
Descrição:
PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad.
DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico).
FONTE Fonte de Financiamento: CNPq.