Resumo:
A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto Jovens Agentes pelo Direito á Educação e teve uma etapa quantitativa envolvendo 880 estudantes e, uma segunda etapa qualitativa, que mobilizou 177 pessoas de cinco escolas estaduais da zona leste para aprofundar a discussão sobre o ensino médio que queremos em 8 grupos de diálogo. O objetivo desta pequisa-ação foi promover uma reflexão coletiva com diferentes sujeitos da escola pública (estudantes, professores, equipes técnicas e familiares) a respeito dos sentidos e significados do ensino médio, e de qual deve ser o rumo das políticas para este nível de ensino.
Os resultados mostraram que os aprendizados vistos como os mais necessários pelos jovens, nesta fase da vida, estão relacionados á própria construção da condição de estudante, mostrando que eles esperam que a escola os motive mais para o estudo e desenvolva neles os hábitos e atitudes necessários para aprender. Outro destaque é que os jovens demandam conhecimentos sobre o mercado de trabalho, sobre as diferentes profissões e alternativas no ensino superior, como algo necessário para se inserirem após o ensino médio. Há forte demanda por uma escola que proporcione a reflexão sobre o mundo do trabalho e propicie um processo de orientação profissional; um ensino médio que permita o delineamento de projetos profissionais, incluí a a escolha de cursar o ensino superior.
Descrição:
PERIÓDO: 2007. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Ana Paula Corti. DEMAIS PESQUISADORES: Raquel Souza, Thales Alves, Milton Alves Santos , Ana Cláudia Anchieta Ribeiro, Ana Paula do Nascimento Lucinda, Bêlit Tornezi Grisante, Camila Santana Silva, Daniel Carvalho de Almeida, Daniela da Silva Pereira, Douglas Argemiro Alves, Douglas Geronimo da Silva, Gleicy Leal de Goes, Heidy Luize Martins, Jacqueline Maria da Silva, Joice Avancini, José Givaldo Ferreira Alves, Karen Cristina Oliveira de Jesus, Malu de Souza Santos, Marcela Deomesessi, Paloma dos Santos Siqueira, Perla Graziela da Silva, Rodrigo da Cruz Araújo, VinÃcius Scuteri Tude Souza.