Repositorio Dspace

A utopia compartida e o compartir como utopia: a educação ambiental no contexto de uma experiência ecológica integral: a Eco-Comunidad del Sur

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor RUSCHEINSKY, Aloisio en
dc.contributor.author FREITAS, Ieda Maria Duval de
dc.date.accessioned 2009-03-23T15:34:37Z
dc.date.available 2009-03-23T15:34:37Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation FREITAS, Ieda Maria Duval de. A utopia compartida e o compartir como utopia: a educação ambiental no contexto de uma experiência ecológica integral: a Eco-Comunidad del Sur. Rio Grande, 2003. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Orientador(a): Aloisio Ruscheinsky en
dc.identifier.other enfa
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2251
dc.description Biblioteca Depositária: Central da FURG e Setorial do PPGEA en
dc.description.abstract Trata-se de uma investigação que estudou uma experiência ecológica integral no Uruguai, em montevidéo, a denominada Comunidad del Sur. Buscou-se enfocar, de forma particular, nos quadros daquela metrópole latino-americana, o processo de constituição e desenvolvimento desta experiência comunitária, procurando destacar as matrizes que inspiram o seu discurso e a sua prática, bem como intentou-se caracterizar suas diferentes fases, analisando, particularmente, como foi forjado o seu projeto eco-comunitário. Por outro viés, procurou-se, a partir da própria identidade sócio-cultural que aquela comunidade foi experimentando e construindo, que envolve questões ligadas ao conceito de natureza, de poder, de comunidade, de cultura, de utopia, de luta cultural, de consumo, de convivência, de transformação social, de ecologia social e autogestão, identificar um conceito e uma prática de Educação Ambiental (EA). A pesquisa foi tomando forma, primeiramente, a partir de um esforço no sentido de construir um quadro que evidenciasse os problelmas ecológicos vivenciados pela sociedade contemporânea e, nesse contexto, identificando a emergência de uma nova mentalidade ambiental no contexto dos movimentos ecológicos e dos novos movimentos sociais. Na seqüência, enveredou no debate sobre o surgimento do paradigma da vida alternativa, percorrendo a trejatória que se estende da cultura underground à consolidação mesmo dos novos movimentos sociais. Ato contínuo, a partir do suporte anteriormente construído, focalizou-se analisou-se detalhadamente o processo de constituição e trejatória histórica da Comunidad del Sul, enquanto uma outra possibilidade de ser e fazer. E, na última parte do trabalho, buscou-se, nos quadros da constituição da Educação Ambiental enquanto um movimento, delinear um conceito de Educação Ambiental, tomado como referência para se estabelecer conexões com as práticas e os valores que sustentam o projeto Eco-Sur (Projeto Eco-Comunitário da Comunidad del Sur). Como conclusão, inferimos, a partir da noção de uma Educação Ambiental enquanto um processo de educação permanente de intervenção político-pedagógico, podendo estar presente em todos os espaços que educam o cidadão e a cidadã, que objetiva a transformação social, através de novas relações entre natureza e sociedade, na afirmação de uma sociedade de direitos e ambientalmente justa, que a EA no contexto daquele projeto eco-comunitário concretiza-se na seguinte perspectiva: "à medida que o grupo pauta sua experiência em valores éticos, estéticos, libertários e humanistas, respeitando a diversidade, descentralizando a prática do poder, buscando a transformação do sistema produtivo e do consumo, estimulando a soliedariedade, a afetividade, cooperação e desenvolvendo a criatividade e novas formas de sensibilidade". en
dc.format.extent 3516231 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental en
dc.subject EDUCAÇÃO AMBIENTAL en
dc.subject ECOLOGIA SOCIAL en
dc.title A utopia compartida e o compartir como utopia: a educação ambiental no contexto de uma experiência ecológica integral: a Eco-Comunidad del Sur en
dc.type Thesis en


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto