Abstract:
A PRESENTE ESCRITA RESULTA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM TORNO DA EDUCAÇÃO/EDUCAÇÃO FÍSICA E COMUNICAÇÃO. TRATA-SE DE UMA TESE DE DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO QUE REÚNE CINCO CAPÍTULOS. INICIALMENTE DIZ DAS INSPIRAÇÕES QUE LEVARAM O AUTOR AO TEMA, DELINEIA O PERCURSO INVESTIGATIVO DESENVOLVIDO NO BRASIL E NA EUROPA E APRESENTA UMA TRÍADE CULTURAL, ENVOLVENDO AS CULTURAS ESPORTIVAS, TELEVISIVAS E JUVENIS. BUSCA-SE, FUNDAMENTADO NUMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA, COMPOR UM REFERENCIAL TEÓRICO CRÍTICO QUE DESTACA O HABITUS NO UNIVERSO IDEOLÓGICO E REPRESENTACIONAL DAS JUVENTUDES. DESENHA UM TALHE METODOLÓGICO QUE ACOLHE DIFERENTES E ARTICULADOS PROCEDIMENTOS EMPÍRICOS E, A PARTIR DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL, APRESENTA SÍNTESES POSSÍVEIS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS. PELA VIA DOS COMPLEXOS TEMÁTICOS OU TEMAS GERADORES, DISCUTE A MÍDIA ESPORTIVA COMO UM ESPAÇO DINÂMICO DE VEICULAÇÃO DE BENS SIMBÓLICOS E MATERIAIS E A RECONHECE COMO CONHECIMENTO QUALIFICADO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E JORNALISMO.