DSpace/Manakin Repository

TELEVISÃO: A SOCIALIZAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MADEIRA, Maria Angelica Brasil Goncalves pt_BR
dc.contributor.author KOHLSDORF, Nara pt_BR
dc.coverage.spatial DF pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-18T23:56:46Z
dc.date.available 2009-03-18T23:56:46Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier SOCIOLOGIA pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2229
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BCE/UNB pt_BR
dc.description.abstract O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É INTRÍNSECO AOS ESTUDOS SOBRE A SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES SE REFEREM À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE A PARTIR DA INTER-RELAÇÃO DOS INDIVÍDUOS. DENTRO DESSE PROCESSO, COMPREENDER A FUNÇÃO E ATUAÇÃO DOS AGENTES SOCIALIZADORES TAIS COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA, A TELEVISÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DO SOCIAL. TRADICIONALMENTE, TAIS INSTÂNCIAS SOCIALIZADORAS SÃO PERCEBIDAS, PELA SOCIOLOGIA, COMO AGENTES COERCITIVOS QUE INCULCAM, NOS INDIVÍDUOS, AS REGRAS E NORMAS NECESSÁRIAS PARA A CONVIVÊNCIA NO SOCIAL E CONSEQÜENTE MANUTENÇÃO DA ORDEM, RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE. ENTRETANTO, A TELEVISÃO INSERE-SE EM UM CONTEXTO ONDE O VALOR BÁSICO É O CONSUMO E, PORTANTO, A NOVA ORDEM SOCIAL É CONTROLADA POR ESTE VALOR. ASSIM SENDO, ESSA INSTÂNCIA ASSUME O PAPEL CENTRAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO COMO AGENTE SOCIALIZADOR QUE SOCIALIZA O INDIVÍDUO SEGUNDO OS VALORES CONCERNENTES À SOCIEDADE DE CONSUMO, POR MEIO DA CRIAÇÃO E VENDA DE NECESSIDADES, IMAGENS E VALORES QUE DEVEM SER CONSUMIDOS PELO PÚBLICO ATRAVÉS E FORA DA TELEVISÃO. PARA SE TER UM GRANDE PÚBLICO CONSUMIDOR, A REGRA FUNDAMENTAL É O ESTABELECIMENTO DE IDENTIDADES ENTRE O QUE SE PRETENDE VENDER E O PÚBLICO. AO ASSUMIR ESTA IDENTIFICAÇÃO, A TELEVISÃO REAFIRMA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E VALORES QUE PROMOVEM A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO UTILIZANDO UM DISCURSO ALTAMENTE LEGITIMADO PELA SOCIEDADE E CARREGADO DE REGRAS QUE A NORMATIZAM A VIDA SOCIAL. PARA EXEMPLIFICAR ESTA DISCUSSÃO APRESENTA-SE, AQUI, UMA ANÁLISE DO DISCURSO TELEVISIVO NO PROGRAMA MALHAÇÃO MÚLTIPLA ESCOLHA, QUE ABRANGE UMA AMPLA FAIXA ETÁRIA E TEM O MAIOR IBOPE DENTRE OS PROGRAMAS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS TRANSMITIDOS NOS CANAIS ABERTOS. É UMA NOVELA-SERIADO QUE APRESENTA PERSONAGENS ADOLESCENTES CUJOS COTIDIANOS GIRAM EM TORNO DE TEMAS CARACTERÍSTICOS DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. ASSIM, O PÚBLICO SE IDENTIFICA COM O PROGRAMA, BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS. NESSE PROCESSO, A TELEVISÃO GARANTE SEU PAPEL DE AGENTE SOCIALIZADOR, CONCILIANDO OS INDIVÍDUOS, POR MEIO DO CONSUMO, EM PROL DA VIDA SOCIAL. pt_BR
dc.format.extent 2762625 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA pt_BR
dc.subject SOCIALIZAÇÃO pt_BR
dc.subject TELEVISÃO pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject MEIOS DE COMUNICAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, MÍDIA E TIC pt_BR
dc.subject.other MÍDIA - Socialização e Formação pt_BR
dc.title TELEVISÃO: A SOCIALIZAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto