Abstract:
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É INTRÍNSECO AOS ESTUDOS SOBRE A SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES SE REFEREM À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE A PARTIR DA INTER-RELAÇÃO DOS INDIVÍDUOS. DENTRO DESSE PROCESSO, COMPREENDER A FUNÇÃO E ATUAÇÃO DOS AGENTES SOCIALIZADORES TAIS COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA, A TELEVISÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DO SOCIAL. TRADICIONALMENTE, TAIS INSTÂNCIAS SOCIALIZADORAS SÃO PERCEBIDAS, PELA SOCIOLOGIA, COMO AGENTES COERCITIVOS QUE INCULCAM, NOS INDIVÍDUOS, AS REGRAS E NORMAS NECESSÁRIAS PARA A CONVIVÊNCIA NO SOCIAL E CONSEQÜENTE MANUTENÇÃO DA ORDEM, RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE. ENTRETANTO, A TELEVISÃO INSERE-SE EM UM CONTEXTO ONDE O VALOR BÁSICO É O CONSUMO E, PORTANTO, A NOVA ORDEM SOCIAL É CONTROLADA POR ESTE VALOR. ASSIM SENDO, ESSA INSTÂNCIA ASSUME O PAPEL CENTRAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO COMO AGENTE SOCIALIZADOR QUE SOCIALIZA O INDIVÍDUO SEGUNDO OS VALORES CONCERNENTES À SOCIEDADE DE CONSUMO, POR MEIO DA CRIAÇÃO E VENDA DE NECESSIDADES, IMAGENS E VALORES QUE DEVEM SER CONSUMIDOS PELO PÚBLICO ATRAVÉS E FORA DA TELEVISÃO. PARA SE TER UM GRANDE PÚBLICO CONSUMIDOR, A REGRA FUNDAMENTAL É O ESTABELECIMENTO DE IDENTIDADES ENTRE O QUE SE PRETENDE VENDER E O PÚBLICO. AO ASSUMIR ESTA IDENTIFICAÇÃO, A TELEVISÃO REAFIRMA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E VALORES QUE PROMOVEM A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO UTILIZANDO UM DISCURSO ALTAMENTE LEGITIMADO PELA SOCIEDADE E CARREGADO DE REGRAS QUE A NORMATIZAM A VIDA SOCIAL. PARA EXEMPLIFICAR ESTA DISCUSSÃO APRESENTA-SE, AQUI, UMA ANÁLISE DO DISCURSO TELEVISIVO NO PROGRAMA MALHAÇÃO MÚLTIPLA ESCOLHA, QUE ABRANGE UMA AMPLA FAIXA ETÁRIA E TEM O MAIOR IBOPE DENTRE OS PROGRAMAS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS TRANSMITIDOS NOS CANAIS ABERTOS. É UMA NOVELA-SERIADO QUE APRESENTA PERSONAGENS ADOLESCENTES CUJOS COTIDIANOS GIRAM EM TORNO DE TEMAS CARACTERÍSTICOS DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. ASSIM, O PÚBLICO SE IDENTIFICA COM O PROGRAMA, BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS. NESSE PROCESSO, A TELEVISÃO GARANTE SEU PAPEL DE AGENTE SOCIALIZADOR, CONCILIANDO OS INDIVÍDUOS, POR MEIO DO CONSUMO, EM PROL DA VIDA SOCIAL.