Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin | pt_BR |
dc.contributor.author | COSTA, Patrícia Maneschy Duarte Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-18T23:56:45Z | |
dc.date.available | 2009-03-18T23:56:45Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2224 | |
dc.description | UERJ | pt_BR |
dc.description.abstract | AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE HOJE TRANSFIGURAM A MANEIRA DO HOMEM ESTAR E SER NO MUNDO. OS VALORES NAS MAIS DIVERSAS DIMENSÕES VÃO ASSUMINDO NOVAS CONFIGURAÇÕES E REDESENHANDO POSTURAS, AUXILIANDO O HOMEM NO ÁRDUO TRABALHO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO PERMANENTE DE SEU PROTAGONISMO NA HISTÓRIA. ASSIM, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE IDENTIFICAR OS VALORES CONSTRUÍDOS PELOS JOVENS NA COMUNICAÇÃO CIBERNÉTICA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA, EXPLORANDO CONCEPÇÕES CONCEITUAIS A RESPEITO DA CATEGORIA JUVENTUDE, A PARTIR DO SABER ELABORADO NAS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS EXPERIENCIADAS NO CIBERESPAÇO, BEM COMO, EXPLORAR RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR E INFORMAL DAS SALAS DE BATE PAPO E/OU CHATS. NORTEIA-SE O ESTUDO CIENTÍFICO À ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CONSTITUÍDA POR INSTRUMENTOS COM TÉCNICAS MÚLTIPLAS INDO DA FORMALIDADE DOS QUESTIONÁRIOS À INFORMALIDADE DAS SALAS DE CHATS. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS NORTEIAM-SE PELOS MÉTODOS ANALÍTICO E DIALÉTICO, PERMITINDO CONSTANTE FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES. A AMOSTRA CONSTA DE JOVENS COM PARTICIPAÇÃO NAS SALAS DE CHATS NA INTERNET E TAMBÉM DA PESQUISADORA; GRUPOS DE JOVENS EM CONVERSAS INFORMAIS NA FORMA PRESENCIAL; VISITA A LOCAIS PÚBLICOS COMO CYBERCAFÉS E BIBLIOTECAS. O GRUPO DE ADOLESCENTES/JOVENS SE CONSTITUI ENTRE AS IDADES DE 13 A 20 ANOS, INCLUSIVE. O REFERENCIAL TEÓRICO ENTREMEIA ESCLARECENDO ASPECTOS DA SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA DA JUVENTUDE, AXIOLOGIA DOS VALORES E SENTIDO/SIGNIFICADO DA TECNOLOGIA, A UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO COMO LÓCUS DE APRENDIZAGEM FORMAL E INFORMAL, CONVERSANDO COM AUTORES DA ATUALIDADE. CONCLUI-SE QUE OS ADOLESCENTES/JOVENS HOJE CONVIVEM DE MANEIRA HABILIDOSA COM AS MÁQUINAS DE INFORMAÇÃO UTILIZANDO COM DESENVOLTURA OS COMANDOS QUE APRESENTAM EXIGENTES COMPETÊNCIAS COGNITIVAS COMPLEXAS. O CIBERESPAÇO, EM PARTICULAR NAS SALAS DE CHAT, NÃO SOMENTE É UM LOCAL DE DIVERTIMENTO E DISTRAÇÃO PARA "PASSAR O TEMPO", COMO TAMBÉM PODE SER UM LOCAL DE ESTUDO NAS FORMAS MAIS VARIADAS POSSÍVEIS SUGERIDAS PELOS ADOLESCENTES/JOVENS, RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DO ENSINAR/APRENDER NAS MÚLTIPLAS FACETAS QUE O SUJEITO, HOJE, SE COMPÕE. | pt_BR |
dc.format.extent | 1973348 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | TECNOLOGIA | pt_BR |
dc.subject | VALORES | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, MÍDIA E TIC | pt_BR |
dc.subject.other | MÍDIA - Apropriações, usos e representações | pt_BR |
dc.title | OS JOVENS E O MUNDO VIRTUAL: AS ARTIMANHAS DOS VALORES NOS CH@TS DA INTERNET | pt_BR |