Resumen:
AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE HOJE TRANSFIGURAM A MANEIRA DO HOMEM ESTAR E SER NO MUNDO. OS VALORES NAS MAIS DIVERSAS DIMENSÕES VÃO ASSUMINDO NOVAS CONFIGURAÇÕES E REDESENHANDO POSTURAS, AUXILIANDO O HOMEM NO ÁRDUO TRABALHO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO PERMANENTE DE SEU PROTAGONISMO NA HISTÓRIA. ASSIM, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE IDENTIFICAR OS VALORES CONSTRUÍDOS PELOS JOVENS NA COMUNICAÇÃO CIBERNÉTICA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA, EXPLORANDO CONCEPÇÕES CONCEITUAIS A RESPEITO DA CATEGORIA JUVENTUDE, A PARTIR DO SABER ELABORADO NAS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS EXPERIENCIADAS NO CIBERESPAÇO, BEM COMO, EXPLORAR RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR E INFORMAL DAS SALAS DE BATE PAPO E/OU CHATS. NORTEIA-SE O ESTUDO CIENTÍFICO À ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CONSTITUÍDA POR INSTRUMENTOS COM TÉCNICAS MÚLTIPLAS INDO DA FORMALIDADE DOS QUESTIONÁRIOS À INFORMALIDADE DAS SALAS DE CHATS. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS NORTEIAM-SE PELOS MÉTODOS ANALÍTICO E DIALÉTICO, PERMITINDO CONSTANTE FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES. A AMOSTRA CONSTA DE JOVENS COM PARTICIPAÇÃO NAS SALAS DE CHATS NA INTERNET E TAMBÉM DA PESQUISADORA; GRUPOS DE JOVENS EM CONVERSAS INFORMAIS NA FORMA PRESENCIAL; VISITA A LOCAIS PÚBLICOS COMO CYBERCAFÉS E BIBLIOTECAS. O GRUPO DE ADOLESCENTES/JOVENS SE CONSTITUI ENTRE AS IDADES DE 13 A 20 ANOS, INCLUSIVE. O REFERENCIAL TEÓRICO ENTREMEIA ESCLARECENDO ASPECTOS DA SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA DA JUVENTUDE, AXIOLOGIA DOS VALORES E SENTIDO/SIGNIFICADO DA TECNOLOGIA, A UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO COMO LÓCUS DE APRENDIZAGEM FORMAL E INFORMAL, CONVERSANDO COM AUTORES DA ATUALIDADE. CONCLUI-SE QUE OS ADOLESCENTES/JOVENS HOJE CONVIVEM DE MANEIRA HABILIDOSA COM AS MÁQUINAS DE INFORMAÇÃO UTILIZANDO COM DESENVOLTURA OS COMANDOS QUE APRESENTAM EXIGENTES COMPETÊNCIAS COGNITIVAS COMPLEXAS. O CIBERESPAÇO, EM PARTICULAR NAS SALAS DE CHAT, NÃO SOMENTE É UM LOCAL DE DIVERTIMENTO E DISTRAÇÃO PARA "PASSAR O TEMPO", COMO TAMBÉM PODE SER UM LOCAL DE ESTUDO NAS FORMAS MAIS VARIADAS POSSÍVEIS SUGERIDAS PELOS ADOLESCENTES/JOVENS, RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DO ENSINAR/APRENDER NAS MÚLTIPLAS FACETAS QUE O SUJEITO, HOJE, SE COMPÕE.