Resumen:
O computador, mais especificamente o uso da internet, tem ocupado um lugar bastante significativo na vida dos adolescentes, encontrando-se presente no meio escolar, no convívio social e familiar. A intensidade do uso do computador, entre os aparelhos eletrônicos, tem superado a da televisão em termos de horas por dia. O presente estudo visa investigar quais são as influências e modificações que a presença constante da internet no dia-a-dia dos adolescentes, inclusive pela ideologia que propõe, pode produzir nos modos de interação, nas formas de comunicação e na organização do pensamento do jovem contemporâneo. Através de um levantamento nas escolas da cidade, selecionamos, inicialmente, uma amostragem de internautas e, num segundo momento, aprofundamos nossa análise através da técnica de estudo de caso. Como resultado, observamos que o uso do computador interfere na subjetividade dos adolescentes de diferentes formas: levando em consideração a singularidade da organização psíquica, o meio social e familiar dos mesmos, a relação de "interatividade" pode permitir uma vivência em que a experiência de criatividade e interação com os iguais e o meio é capaz de auxiliar a criança ou o jovem em processo de desenvolvimento; por outro lado, em outros casos, determina uma relação com o computador marcada por um caráter de submissão e dependência.