Resumen:
O objetivo desse estudo é analisar as formas de trabalho humano e as novas exigências para a educação escolar na era da mídia. Procura discutir o processo de substituição da mão-de-obra com a incorporação das tecnologias informacionais no setor industrial e faz um paralelo com as transformações das ideias e do conhecimento científico desde a gênese do capitalismo. Em seguida, analisa as influências das tecnologias da comunicação e informação na sociedade, sob a luz de críticos dos meios de comunicação de massas, e apresenta algumas formas de utilização desses meios no universo escolar. Depois, investiga as repercussões, especialmente da televisão e dos recursos da informática na escola pública, considerando a experiência de professores e estudantes universitários. As pessoas que participaram da pesquisa acham que as tecnologias da comunicação são ferramentas importantes de acesso à informação e ao conhecimento atualizado. Finalmente, a presente tese defende que o exercício da cidadania deve ultrapassar os limites básicos do capital para reduzir os problemas sociais e construir um mundo melhor; uma vez que é importante a formação da consciência crítica fundamentada nos princípios que norteiam as ciências sociais na atuação pedagógica dos professores em relação à mídia, como exigência em todos os processos de educação.