Resumen:
ESTE TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR A EXISTÊNCIA DO FASCINIO PELA VIRTUALIDADE, AS SUAS CAUSAS, BEM COMO OS SEUS EFEITOS SUBJETIVOS. PARA ISTO, UTILIZOU-SE DE RECURSOS DA TEORIA PSICANALÍTICA SOBRE A FUNÇÃO DA IMAGEM NA SUBJETIVIDADE, DE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS A USUÁRIOS DA INTERNET, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES DE JOVENS EM INTERAÇÃO COM OS JOGOS ELETRÕNICOS. A ANÁLISE DOS DADOS CONFIRMOU A EXISTÊNCIA DE UM FASCÍNIO PELA INTERNET E TAMBÉM A BUSCA DA VIRTUALIDADE COMO FORMA DE SE REFUGIAR DAS DIFICULDADES SOCIAIS, COMO RECURSO TERAPÊUTICO, COMO EXERCÍCIO LIBERADOR E COMO CAMPO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. O ESTUDO TEÓRICO SOBRE A FUNÇÃO DA IMAGEM NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA REVELOU QUE O FASCÍNIO ESTÁ RELACIONADO PRINCIPALMENTE AO PODER ESTRUTURANTE E IDENTIFICATÓRIO DA IMAGEM. A MULTIPLICIDADE DE IMAGENS NA CONTEMPORANEIDADE E ACREENTE VIRTUALIDADE TECNOLÓGICA TÊM PROMOVIDO A EXPANSÃO DO REGISTRO IMAGINÁRIO DA SUBJETIVIDADE, COM TODOS OS SEUS EFEITOS: PERDA DA DIMENSÃO SIMBÓLICA, QUE SE TRADUZ EM TERMOS DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS E NAS INTERAÇÕES VIRTUAIS; BUSCA PELO PRAZER, IMEDIATO E UM DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES QUE EXIGEM UM ESFORÇO OU ADIAMENTE DE SAFISTAÇÃO; SOLUÇÕES FÁCEIS; CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS SOCIAIS MENOS FRUSTANTES E A ILUSÃO DE SE TER "TUDO" NUM EXTREMO ESSA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL PODE LEVAR A UMA POSIÇÃO DE ALIENAÇÃO Á IMAGEM FASCINANTE, COM A CONSEQUENTE PERDA REFLEXIVA E CRÍTICA DO PENSAMENTO.