Abstract:
OS CONSTANTES AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A FORTE PRESENÇA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS TRANSFORMAM CADA VEZ MAIS A CULTURA DE CADA UMA DELAS. CULTURA ESTA QUE PRODUZ SENTIDOS, ENSINA FORMAS DE SER, AGIR E SE COMPORTAR, ORGANIZANDO A SOCIEDADE PARA QUE ELA SE RECONHEÇA PELO CONSUMO E SIGA A SUA LÓGICA. NESTE CENÁRIO, A ESCOLA PRECISA SE TRANSFORMAR, PASSANDO A TER UM PAPEL IMPORTANTE NÃO APENAS COMO ESPAÇO ONDE SE DÁ A EDUCAÇÃO, MAS TAMBÉM COMO LUGAR DE REFLEXÃO E MEDIAÇÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, PAÍS EM QUE A COMUNICAÇÃO É O PILAR MAIS FORTE DA CULTURA. O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É COMPREENDER OS SENTIDOS PRODUZIDOS POR JOVENS CURITIBANOS, ESPECIFICAMENTE NA SUA RELAÇÃO COM O PROGRAMA DE RÁDIO PÂNICO, PROCURANDO ENTENDER O QUE PENSAM SOBRE ELE, O QUE MATERIALIZAM, O QUE APRENDEM COM ELE, ETC... PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM UMA TURMA DE ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CURITIBA. OS ALUNOS RESPONDERAM DOIS QUESTIONÁRIOS (COM PERGUNTAS GERAIS SOBRE SEUS HÁBITOS CULTURAIS E PERGUNTAS ESPECÍFICAS SOBRE O RÁDIO E O PROGRAMA EM QUESTÃO) ALÉM DE RESPONDEREM A UMA ENTREVISTA. O EMBASAMENTO TEÓRICO SE PAUTA EM AUTORES QUE ESTUDAM A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, A RECEPÇÃO, OS ESTUDOS CULTURAIS E AS PRÁTICAS ESCOLARES.