dc.contributor.advisor |
FREITAS, Maria Teresa De Assunção |
pt_BR |
dc.contributor.author |
GUEDES, Ana Paula De Oliveira |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MG |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-18T23:56:37Z |
|
dc.date.available |
2009-03-18T23:56:37Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2188 |
|
dc.description |
FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFJF |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE ADOLESCENTES MEDIADAS PELOS CANAIS DE BATE-PAPO DA INTERNET. DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA ANCORADA NUMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA ORIENTADA PELA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA, A PARTIR DO PENSAMENTO DE BAKHTIN E VYGOTSKY. A PRESENTE PESQUISA REVELA A NOVA RELAÇÃO COM O TEXTO NO CIBERESPAÇO, A PRODUÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM CIBERNÉTICA E OS SENTIDOS DESSA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA PARA OS ADOLESCENTES INTERNAUTAS. CONCLUI-SE QUE A LEITURA E A ESCRITA NESTE NOVO SUPORTE REVELAM-SE COMO INTERATIVAS, DIALÓGICAS, VIVAS, PORTANTO, SIGNIFICATIVAS PARA OS ADOLESCENTES. AO PERMITIREM A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS, INTERESSES E O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS, CONTRAPÕEM-SE AO COTIDIANO FORMALIZADO DAS SALAS DE AULA. PORTANTO, ESSE ESTUDO APONTA PARA UM REDIMENSIONAMENTO NECESSÁRIO DO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA FRENTE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE. . |
pt_BR |
dc.format.extent |
950983 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA |
pt_BR |
dc.subject |
INTERNET |
pt_BR |
dc.subject |
ESCRITA |
pt_BR |
dc.subject |
ADOLESCENTES |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS, MÍDIA E TIC |
pt_BR |
dc.subject.other |
MÍDIA - Apropriações, usos e representações |
pt_BR |
dc.title |
NAS SALAS DE BATE-PAPO DA INTERNET: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ADOLESCENTES |
pt_BR |