Abstract:
ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE ADOLESCENTES MEDIADAS PELOS CANAIS DE BATE-PAPO DA INTERNET. DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA ANCORADA NUMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA ORIENTADA PELA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA, A PARTIR DO PENSAMENTO DE BAKHTIN E VYGOTSKY. A PRESENTE PESQUISA REVELA A NOVA RELAÇÃO COM O TEXTO NO CIBERESPAÇO, A PRODUÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM CIBERNÉTICA E OS SENTIDOS DESSA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA PARA OS ADOLESCENTES INTERNAUTAS. CONCLUI-SE QUE A LEITURA E A ESCRITA NESTE NOVO SUPORTE REVELAM-SE COMO INTERATIVAS, DIALÓGICAS, VIVAS, PORTANTO, SIGNIFICATIVAS PARA OS ADOLESCENTES. AO PERMITIREM A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS, INTERESSES E O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS, CONTRAPÕEM-SE AO COTIDIANO FORMALIZADO DAS SALAS DE AULA. PORTANTO, ESSE ESTUDO APONTA PARA UM REDIMENSIONAMENTO NECESSÁRIO DO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA FRENTE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE. .