Resumo:
A INVESTIGAÇÃO REALIZADA NA PRESENTE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TEM COMO OBJETO CENTRAL DE ESTUDO AS PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS DE UM GRUPO DE JOVENS DE ERECHIM, DENTRO DA TEMÁTICA DA JUVENTUDE. ESTE OBJETO FOI PROBLEMATIZADO A PARTIR DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: ESTAS PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS SÃO CONFIGURADORAS DE CONSTRUÇÕES DE SABERES PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR? TENDO COMO ATITUDE DE FUNDO A PREOCUPAÇÃO COM A RIGOROSIDADE DA ANÁLISE E INSTIGADA POR UMA NECESSÁRIA CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA, A DISSERTAÇÃO UTILIZOU UMA METODOLOGIA EM QUE SE COMBINARAM OBSERVAÇÃO EMPÍRICA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTAS-DIÁLOGO, COM O APOIO DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DE UM GRAVADOR, DE UM LADO, E COM O SUPORTE TEÓRICO DE UMA VARIADA GAMA DE AUTORES ESPECIALISTAS, TANTO NA ÁREA DA METODOLOGIA DA PESQUISA COMO DAS TEORIAS DA JUVENTUDE, DE OUTRO LADO. O DESVELAMENTO DO OBJETO DE PESQUISA E CONSEQÜENTE RESPOSTA À PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA TROUXE COMO PRINCIPAIS AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES E CONCLUSÕES: 1º OS JOVENS PESQUISADOS SÃO SUJEITOS SOCIAIS E COMO TAIS NÃO PODEM SER VISTOS APENAS PELO VIÉS DA NEGATIVIDADE E DE ESTEREÓTIPOS GENERALIZADORES. 2º OS JOVENS, NA ÓTICA SÓCIO-POLÍTICO-CULTURAL AQUI VISADA, BUSCAM SUA REALIZAÇÃO, SUA QUALIDADE DE VIDA E SUA SOCIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS, ONDE EXPERIENCIAM SOLIDARIEDADE, AUTONOMIA E VIVÊNCIA HUMANA. 3º OS JOVENS CONSTROEM SABERES TAMBÉM NO ESPAÇO E TEMPO URBANOS QUE COMPLEMENTAM E, POR VEZES, TRANSCENDEM OS SABERES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPAÇO ESCOLAR, POIS, ENQUANTO ESTES SÃO MAIS DA ORDEM PSICOGENÉTICA DO OBJETO DO SABER, AQUELES SÃO MAIS DA ORDEM SOCIOGENÉTICA DOS SUJEITOS ARTESÃOS DO SABER.