Repositorio Dspace

PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS JUVENIS PELO ESPAÇO DA CIDADE DE ERECHIM

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor MOLL, Jaqueline pt_BR
dc.contributor.author BROD, Anelise pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:41:07Z
dc.date.available 2009-03-14T18:41:07Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2109
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract A INVESTIGAÇÃO REALIZADA NA PRESENTE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TEM COMO OBJETO CENTRAL DE ESTUDO AS PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS DE UM GRUPO DE JOVENS DE ERECHIM, DENTRO DA TEMÁTICA DA JUVENTUDE. ESTE OBJETO FOI PROBLEMATIZADO A PARTIR DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: ESTAS PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS SÃO CONFIGURADORAS DE CONSTRUÇÕES DE SABERES PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR? TENDO COMO ATITUDE DE FUNDO A PREOCUPAÇÃO COM A RIGOROSIDADE DA ANÁLISE E INSTIGADA POR UMA NECESSÁRIA CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA, A DISSERTAÇÃO UTILIZOU UMA METODOLOGIA EM QUE SE COMBINARAM OBSERVAÇÃO EMPÍRICA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTAS-DIÁLOGO, COM O APOIO DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DE UM GRAVADOR, DE UM LADO, E COM O SUPORTE TEÓRICO DE UMA VARIADA GAMA DE AUTORES ESPECIALISTAS, TANTO NA ÁREA DA METODOLOGIA DA PESQUISA COMO DAS TEORIAS DA JUVENTUDE, DE OUTRO LADO. O DESVELAMENTO DO OBJETO DE PESQUISA E CONSEQÜENTE RESPOSTA À PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA TROUXE COMO PRINCIPAIS AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES E CONCLUSÕES: 1º OS JOVENS PESQUISADOS SÃO SUJEITOS SOCIAIS E COMO TAIS NÃO PODEM SER VISTOS APENAS PELO VIÉS DA NEGATIVIDADE E DE ESTEREÓTIPOS GENERALIZADORES. 2º OS JOVENS, NA ÓTICA SÓCIO-POLÍTICO-CULTURAL AQUI VISADA, BUSCAM SUA REALIZAÇÃO, SUA QUALIDADE DE VIDA E SUA SOCIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS, ONDE EXPERIENCIAM SOLIDARIEDADE, AUTONOMIA E VIVÊNCIA HUMANA. 3º OS JOVENS CONSTROEM SABERES TAMBÉM NO ESPAÇO E TEMPO URBANOS QUE COMPLEMENTAM E, POR VEZES, TRANSCENDEM OS SABERES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPAÇO ESCOLAR, POIS, ENQUANTO ESTES SÃO MAIS DA ORDEM PSICOGENÉTICA DO OBJETO DO SABER, AQUELES SÃO MAIS DA ORDEM SOCIOGENÉTICA DOS SUJEITOS ARTESÃOS DO SABER. pt_BR
dc.format.extent 1182305 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject SABERES pt_BR
dc.subject PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS JUVENIS pt_BR
dc.subject.other JOVENS, MODOS DE VIDA E SOCIALIZAÇÃO pt_BR
dc.title PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS JUVENIS PELO ESPAÇO DA CIDADE DE ERECHIM pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto