Repositorio Dspace

TRABALHO COLETIVO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RS

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor FRANTZ, Ruth Marilda Fricke; Walter pt_BR
dc.contributor.author ANDRIOLI, Antônio Inácio pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:04Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:04Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2059
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIJUÍ pt_BR
dc.description.abstract A DISSERTAÇÃO ABORDA A DIMENSÃO EDUCATIVA DO TRABALHO COLETIVO DE ALUNOS PARTICIPANTES DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - DURANTE O ANO DE 1999, NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. SUA HIPÓTESE BÁSICA É QUE COM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS COOPERATIVAS, OS ALUNOS CONSTROEM A CONSCIÊNCIA COOPERATIVA. O TEXTO INICIA COM A CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, TENDO O TRABALHO COMO CATEGORIA CENTRAL E EXPLICATIVA PARA A EDUCAÇÃO. A TENTATIVA DE RELACIONAR O COOPERATIVISMO COM A EDUCAÇÃO MERECE UMA DEFINIÇÃO DOS DOIS CONCEITOS E A FORMA COMO AMBOS SE IMPLICAM. O PONTO DE UNIDADE É O RECONHECIMENTO DE QUE TANTO A EDUCAÇÃO COMO O COOPERATIVISMO DECORREM DE UMA NECESSIDADE HUMANA E CONSTITUEM PRÁTICAS SOCIAIS. NESSE ASPECTO, O TRABALHO APARECE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E COOPERATIVO E A PRÁXIS É APRESENTADA COMO O PROCESSO GERADOR DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE. A HISTÓRIA DO TRABALHO COLETIVO NA REGIÃO EM ESTUDO E AS SUAS REPERCUSSÕES SÃO APRESENTADOS COMO ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ENTENDIMENTO DO COOPERATIVISMO E O SURGIMENTO DO PCE EM 1993. O REGISTRO HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO PCE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DEMONSTRA OS CAMINHOS PERCORRIDOS POR ESTA INICIATIVA QUE ENVOLVEU MAIS DE 12 MIL ALUNOS ATÉ 1999, EM 11 MUNICÍPIOS DA REGIÃO. A PRESENÇA DO PCE E A REFLEXÃO ACERCA DE SUA PRÁTICA, DEMONSTRA UM POUCO DO POTENCIAL EDUCATIVO QUE SE ESTABELECE NA RELAÇÃO COM PESSOAS E ENTIDADES CONVICTAS DA SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DA REGIÃO. NO ENTANTO, A DELIMITAÇÃO DESTE ESTUDO PERMITE A PROBLEMATIZAÇÃO DE APENAS UM ELEMENTO DO PCE, CONSIDERADO O MAIS IMPORTANTE NO ÚLTIMO PERÍODO: AS PRÁTICAS COOPERATIVAS DE ALUNOS EM ESCOLAS. A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS EM 1999, FOI POSSÍVEL DEMONSTRAR QUE O TRABALHO COOPERATIVO É UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E QUE OS VALORES CONSTRUÍDOS NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS INFLUENCIAM NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ONDE VIVEM E, PORTANTO, NA CONSCIÊNCIA DOS QUE PARTICIPAM DESTAS PRÁTICAS. pt_BR
dc.format.extent 2097152 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.subject TRABALHO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject COOPERATIVISMO pt_BR
dc.subject ORGANIZAÇÃO pt_BR
dc.subject PARTICIPAÇÃO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens pt_BR
dc.title TRABALHO COLETIVO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RS pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto