DSpace/Manakin Repository

PREPARANDO PARA O TRABALHO OU PREPARANDO PARA A VIDA? O CASO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM ELETRÔNICA NO CEFET-RJ

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin pt_BR
dc.contributor.author COELHO, Carlos Alberto Gouvêa pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:04Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:04Z
dc.date.issued 1999 pt_BR
dc.date.submitted 1999 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2055
dc.description UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO BUSCA ESTUDAR O PAPEL QUE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA POR UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, O CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA DO CEFET-RJ, TEM REPRESENTADO PARA A VIDA DE SEUS EGRESSOS, EM UMA PERSPECTIVA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DE INCLUSÃO SOCIAL. PARA OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS FOI CONDUZIDA UMA INVESTIGAÇÃO COMPRENDENDO O LEVANTAMENTO DE DADOS NA INSTITUIÇÃO E O CONTATO COM EGRESSOS DO CURSO QUE O TINHAM CONCLUÍDO ENTRE 1RESUMO 87 E 1994, ATRAVÉS DO ENVIO DE UM QUESTIONÁRIO A UMA AMOSTRA SIGNIFICATIVA. NA INSTITUIÇÃO FORAM COLHIDOS DADOS RESULTANTES DE PESQUISAS FEITAS COM ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE E COM ESTAGIÁRIOS. BUSCOU-SE EM TODOS OS LEVANTAMENTOS DETERMINAR O NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ESTUDANTES AO INÍCIO DO CURSO POSSA TER OFERECIDO AOS SEUS EGRESSOS PARA SITUAREM-SE NO MUNDO DO TRABALHO E NA SOCIEDADE. PARA COMPREENDER A PROBLEMÁTICA ABORDADA E SITUAR CRITICAMENTE DOS DADOS OBTIDOS, RECORREU-SE A AUTORES QUE ABORDAM A RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO E O PAPEL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA PELA ESCOLA MÉDIA, TAISCOMO ANTONIO GRAMSCI, GAUDÊNCIO FRIGOTTO, ACÁCIA KUENZER, CELSO FERRETI E LUIZ ANTIONIO CUNHA. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS MOSTROU QUE O ALUNADO DO CURSO EM QUESTÃO É PREDOMINANTEMENTE DE CLASE MÉDIA, NÃO NECESSITANDO TRABALHAR IMEDIATAMENETE APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO E, POR ISSO, PODENDO PROSSEGUIR OS ESTUDOS EM CURSOS SUPERIORES. O CURSO TÉCNICO, PARA A MAIORIA DELES, NÃO REPRESENTOU, ASSIM, UMA OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, MAS SIM DE CRESCIMENTO DA PERSONALIADE, DE PREPARO PARA A VIDA E PARA O MUNDO DO TRABALHO, ESTIMULANDO E FAVORECENDO O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. pt_BR
dc.format.extent 458729 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject ENSINO TÉCNICO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico pt_BR
dc.title PREPARANDO PARA O TRABALHO OU PREPARANDO PARA A VIDA? O CASO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM ELETRÔNICA NO CEFET-RJ pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto