Resumo:
O PRESENTE TRABALHO BUSCA ESTUDAR O PAPEL QUE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA POR UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, O CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA DO CEFET-RJ, TEM REPRESENTADO PARA A VIDA DE SEUS EGRESSOS, EM UMA PERSPECTIVA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DE INCLUSÃO SOCIAL. PARA OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS FOI CONDUZIDA UMA INVESTIGAÇÃO COMPRENDENDO O LEVANTAMENTO DE DADOS NA INSTITUIÇÃO E O CONTATO COM EGRESSOS DO CURSO QUE O TINHAM CONCLUÍDO ENTRE 1RESUMO 87 E 1994, ATRAVÉS DO ENVIO DE UM QUESTIONÁRIO A UMA AMOSTRA SIGNIFICATIVA. NA INSTITUIÇÃO FORAM COLHIDOS DADOS RESULTANTES DE PESQUISAS FEITAS COM ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE E COM ESTAGIÁRIOS. BUSCOU-SE EM TODOS OS LEVANTAMENTOS DETERMINAR O NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ESTUDANTES AO INÍCIO DO CURSO POSSA TER OFERECIDO AOS SEUS EGRESSOS PARA SITUAREM-SE NO MUNDO DO TRABALHO E NA SOCIEDADE. PARA COMPREENDER A PROBLEMÁTICA ABORDADA E SITUAR CRITICAMENTE DOS DADOS OBTIDOS, RECORREU-SE A AUTORES QUE ABORDAM A RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO E O PAPEL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA PELA ESCOLA MÉDIA, TAISCOMO ANTONIO GRAMSCI, GAUDÊNCIO FRIGOTTO, ACÁCIA KUENZER, CELSO FERRETI E LUIZ ANTIONIO CUNHA. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS MOSTROU QUE O ALUNADO DO CURSO EM QUESTÃO É PREDOMINANTEMENTE DE CLASE MÉDIA, NÃO NECESSITANDO TRABALHAR IMEDIATAMENETE APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO E, POR ISSO, PODENDO PROSSEGUIR OS ESTUDOS EM CURSOS SUPERIORES. O CURSO TÉCNICO, PARA A MAIORIA DELES, NÃO REPRESENTOU, ASSIM, UMA OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, MAS SIM DE CRESCIMENTO DA PERSONALIADE, DE PREPARO PARA A VIDA E PARA O MUNDO DO TRABALHO, ESTIMULANDO E FAVORECENDO O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.