Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin | pt_BR |
dc.contributor.author | COELHO, Carlos Alberto Gouvêa | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:38:04Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:38:04Z | |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.date.submitted | 1999 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2055 | |
dc.description | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE TRABALHO BUSCA ESTUDAR O PAPEL QUE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA POR UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, O CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA DO CEFET-RJ, TEM REPRESENTADO PARA A VIDA DE SEUS EGRESSOS, EM UMA PERSPECTIVA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DE INCLUSÃO SOCIAL. PARA OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS FOI CONDUZIDA UMA INVESTIGAÇÃO COMPRENDENDO O LEVANTAMENTO DE DADOS NA INSTITUIÇÃO E O CONTATO COM EGRESSOS DO CURSO QUE O TINHAM CONCLUÍDO ENTRE 1RESUMO 87 E 1994, ATRAVÉS DO ENVIO DE UM QUESTIONÁRIO A UMA AMOSTRA SIGNIFICATIVA. NA INSTITUIÇÃO FORAM COLHIDOS DADOS RESULTANTES DE PESQUISAS FEITAS COM ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE E COM ESTAGIÁRIOS. BUSCOU-SE EM TODOS OS LEVANTAMENTOS DETERMINAR O NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ESTUDANTES AO INÍCIO DO CURSO POSSA TER OFERECIDO AOS SEUS EGRESSOS PARA SITUAREM-SE NO MUNDO DO TRABALHO E NA SOCIEDADE. PARA COMPREENDER A PROBLEMÁTICA ABORDADA E SITUAR CRITICAMENTE DOS DADOS OBTIDOS, RECORREU-SE A AUTORES QUE ABORDAM A RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO E O PAPEL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA PELA ESCOLA MÉDIA, TAISCOMO ANTONIO GRAMSCI, GAUDÊNCIO FRIGOTTO, ACÁCIA KUENZER, CELSO FERRETI E LUIZ ANTIONIO CUNHA. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS MOSTROU QUE O ALUNADO DO CURSO EM QUESTÃO É PREDOMINANTEMENTE DE CLASE MÉDIA, NÃO NECESSITANDO TRABALHAR IMEDIATAMENETE APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO E, POR ISSO, PODENDO PROSSEGUIR OS ESTUDOS EM CURSOS SUPERIORES. O CURSO TÉCNICO, PARA A MAIORIA DELES, NÃO REPRESENTOU, ASSIM, UMA OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, MAS SIM DE CRESCIMENTO DA PERSONALIADE, DE PREPARO PARA A VIDA E PARA O MUNDO DO TRABALHO, ESTIMULANDO E FAVORECENDO O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 458729 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | ENSINO TÉCNICO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico | pt_BR |
dc.title | PREPARANDO PARA O TRABALHO OU PREPARANDO PARA A VIDA? O CASO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM ELETRÔNICA NO CEFET-RJ | pt_BR |