Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | FREITAS, Marcos Cézar De | pt_BR |
dc.contributor.author | FERRAZ, Roberto | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:38:02Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:38:02Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2053 | |
dc.description | PUC/SP | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE PESQUISA TRATA DAS RELAÇÕES QUE OS ALUNOS CONCLUINTES DE ENSINO MÉDIO DESENVOLVEM COM A ESCOLARIZAÇÃO, TENDO EM VISTA A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. PROCUROU-SE VERIFICAR COMO ESSES ALUNOS ?RENTABILIZAM? EM SEU FAVOR SUAS AQUISIÇÕES PARA TRANSFORMÁ-LAS EM VANTAGENS FACILITADORAS NA INSERÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO, TENTANDO SUPERAR AS DESVANTAGENS QUE CARREGAM CONSIGO, EM FUNÇÃO DO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO ATUAL, E COMO AVALIAM AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NESSE MERCADO, CONSIDERANDO O CARÁTER NÃO PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO. O RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO APONTA PARA UM DUPLO MOVIMENTO, DE REJEIÇÃO E VALORIZAÇÃO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES, ISTO É, ORA VALORIZAM DETERMINADOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA PARA A SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES IMEDIATAS, ORA REJEITAM-NOS POR NÃO CONSIDERÁ-LOS IMPORTANTES PARA OS SEUS PROJETOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, ASSUMEM A RESPONSABILIDADE POR SUA FORMAÇÃO, PROCURANDO CURSOS EXTRA-ESCOLARES, NA CRENÇA DE QUE ESSE CAMINHO OS LEVARÁ DE ALGUMA FORMA A SATISFAZER SUAS EXPECTATIVAS. EMBORA O DISCURSO OFICIAL POSTULE UM ENSINO QUE GARANTA A PREPARAÇÃO PARA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, O JOVEM NÃO SE SENTE PREPARADO PELA ESCOLA PARA ESSE MERCADO, PORQUE, DIANTE DA PRECARIZAÇÃO DO EMPREGO, ELE PERCEBE QUE ESSA PREPARAÇÃO NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA GARANTIR SEU INGRESSO NESSE MERCADO E QUE OUTROS FATORES CONCORRERÃO PARA ESSE FIM. ESSAS CONTRADIÇÕES, ENTRETANTO, NÃO INVALIDAM O PAPEL DA ESCOLA. AS RELAÇÕES QUE SE CONSTROEM NO INTERIOR DA ESCOLA SÃO INDICATIVOS DA NECESSIDADE DE SE REPENSAR A SUA FUNÇÃO, ESPECIFICAMENTE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES E DOS ATORES QUE AS VIVEM. | pt_BR |
dc.format.extent | 1803495 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | VÍNCULO EXTRA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens | pt_BR |
dc.title | ENSINO MÉDIO E PREPARAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O MERCADO DE TRABALHO: CONTRADIÇÕES (ASPIRAÇÕES E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL) | pt_BR |