Repositorio Dspace

EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor SORDI, Mara Regina Lemes De pt_BR
dc.contributor.author NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:38:01Z
dc.date.available 2009-03-14T18:38:01Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2045
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL E BIBLIOTECA DO SEMINÁRIO - PUC-CAMPINAS pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO, QUE SE INSERE NA LINHA DE PESQUISA "UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO", INVESTIGA A SITUAÇÃO E AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES DO CAPITALISMO NO FINAL DO SÉCULO XX. PESQUISA CONSTITUÍDA DE DUAS FASES: UMA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE OS CONCEITOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA, MUNDO DO TRABALHO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS, ENSINO MÉDIO E JUVENTUDE; E A OUTRA, EMPÍRICA, FEITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINAS-SP. ENFOCA ESTE NÍVEL DE ENSINO POR CONSIDERAR QUE OS JOVENS ALUNOS SÃO OS MAIS VULNERÁVEIS ÀS DIFICULDADES DECORRENTES DA FASE ATUAL DE AJUSTES DO CAPITALISMO. BUSCA-SE COMPREENDER OS DETERMINANTES DO CONTEXTO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL ATUAL E OS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS MOVIMENTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE CONFIGURARAM A HISTÓRIA DO BRASIL NO SÉCULO XX FORAM ABORDADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO E DAS POLÍTICAS ATUAIS PARA ESTE NÍVEL DE ENSINO. O TEMA "JUVENTUDE" FOI ABORDADO COMO UMA CATEGORIA SOCIAL, COM SUAS DIFICULDADES PRÓPRIAS DE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. CONSTATAMOS QUE OS ALUNOS TÊM POUCAS PERSPECTIVAS DE REALIZAR SUAS EXPECTATIVAS DEVIDO À FRACA FORMAÇÃO ESCOLAR RECEBIDA, POR NÃO ESTAREM PREPARADOS ADEQUADAMENTE PARA DISPUTAR VAGAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E POR PARTICIPAREM DA ACIRRADA DISPUTA POR UM LUGAR NO MUNDO DO TRABALHO, EM CONSEQÜÊNCIA DA REDUÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO E DAS EXIGÊNCIAS DE MAIS FORMAÇÃO ESCOLAR DO TRABALHADOR. pt_BR
dc.format.extent 715896 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject TRABALHO E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens pt_BR
dc.title EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto