Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | SPAZZIANI, Maria De Lourdes | pt_BR |
dc.contributor.author | PERIPATO, Roberta Montefusco | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:59Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:59Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2035 | |
dc.description | JOSEFINA DE MOURA LACERDA | pt_BR |
dc.description.abstract | NESTE TRABALHO PROCURAMOS ENTENDER COMO A ADOLESCÊNCIA E A AFETIVIDADE FORAM COMPREENDIDAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, FOCALIZANDO O ENSINO MÉDIO. O FOCO FOI ENTENDER COMO A EDUCAÇÃO DEU SUPORTES PARA O ADOLESCENTE RESPONDER A PERGUNTA DO TEMA. TRABALHAMOS COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL, NOS APOIANDO EM WALLON E VIGOTSKY, NOS CONTEXTOS DE AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E ADOLESCÊNCIA. TRABALHAMOS COM 10 SUJEITOS, ALUNOS FORMADOS EM 2002 NO ENSINO MÉDIO, DE UMA MESMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS NARRATIVAS, ONDE FOI RESGATADO O HISTÓRICO ESCOLAR, FAMILIAR E SÓCIO-ECONÔMICO DOS SUJEITOS. TAMBÉM LEVANTAMOS DADOS SOBRE AS EXPECTATIVAS, OS PLANOS E AS REALIZAÇÕES DOS SUJEITOS. DENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS OBSERVAR QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS NÃO CONSEGUIU REALIZAR AS METAS PROFISSIONAIS A QUE TINHAM SE PROPOSTO. AS CAUSAS SE ESBARRAM PRIMARIAMENTE NAS DIFICULDADES SÓCIO-ECONÔMICAS, E NO DESCOMPROMENTIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COM O FUTURO DOS ALUNOS EGRESSOS. OS SUJEITOS TEM TENTADO ADAPTAR OS SEUS PLANOS À ESFERA DO POSSÍVEL, E SEGUNDO SUAS FALAS, A EDUCAÇÃO ESCOLAR NÃO OS PREPAROU PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES QUE VIVENCIARAM E QUE CONTINUAM VIVENCIANDO. | pt_BR |
dc.format.extent | 575396 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | AFETIVIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens | pt_BR |
dc.title | "O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO VOCÊ CRESCER" A SUBJETIVIDADE E AS TRAJETÓRIAS DOS SUJEITOS RECÉM-FORMADOS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |