Resumen:
Este estudo busca identificar as condições de oferecimento de regime de internato nas escolas técnicas do setor agropecuário do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”. Procura dar uma visão de como ocorre a condição de internato nessas escolas com enfoque na utilização do tempo dos alunos enquanto permanecem na escola. As escolas técnicas do setor agropecuário possuem características próprias que acabam necessitando do internato para permitir a continuidade de estudos de alunos com poucos recursos financeiros ou que tenham de se deslocar por grandes distâncias até a escola. O ambiente escolar se confunde com o ambiente doméstico e necessita que a permanência do aluno na escola faça uso do tempo restante com atividades que permitam não só o seu desenvolvimento técnico, mas também humano. Foi realizada pesquisa documental e bibliográfica, além de entrevistas estruturadas e semi estruturadas com dirigentes de escolas do setor agropecuário. A pesquisa revelou que as experiências de internato desenvolvem-se com características específicas de cada escola; a não uniformidade possibilitada pela legislação se explica pela variedade de situações vividas.