Resumo:
O presente estudo versa sobre a relação formulada por seis adolescentes provenientes de famílias metalúrgicas de São Bernardo do Campo, sobre o sentido do trabalho e da escolaridade nessa fase da vida, num momento em que assiste-se o dilaceramento da condição operária, com a crise do paradigma fordista/taylorista. Optou-se pela abordagem qualitativa, na qual, por meio de roteiro de pesquisa semidiretivo, Objetivou-se focalizar as trajetórias escolares dos jovens e suas perspectivas quanto ao futuro. Além disso, o instrumento contemplou a investigação sobre a trajetória profissional dos pais dos jovens, possibilitando delinear a relação entre a vivência do trabalho nas fábricas e os modos de ser realizados no interior da família metalúrgica. Essa opção teórica é fundamentada a partir das relações que se estabelecem entre o quadro de referência macrossocial e as atitudes e valores dos sujeitos, expressadas nas biografias. Buscou-se a articulação entre as determinações sociais e as maneiras que os sujeitos lidam com elas, ora introjetando-as, ora negando-as, ora formulando novos quadros de referências. Para tanto, as contribuições de Alain Touraine, Guy Bajoit e Abraham Franssem foram fundamentais na construção do quadro teórico desta pesquisa.