Resumen:
ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO O DESVELAR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO NOTURNO DO CURSO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE DA ESCOLA CENECISTA DE ENSINO MÉDIO, URUGUAIANA/RS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE BASE FENOMENOLÓGICA, FUNDAMENTADA EM REFERENCIAL TEÓRICO DE MERLEAU-PONTY (1975), UTILIZANDO-SE PARA COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DOS PESQUISADOS, AS IDÉIAS DE GIORGI (1978) COM BASE NOS FUNDAMENTOS DE HUSSERL (1929). DAS ENTREVISTAS EMERGIRAM COMO ESSÊNCIAS DO FENÔMENO - FORMAÇÃO: O DESVELAR DE UMA CONCEPÇÃO/UMA POSSÍVEL TEORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PARA UM CONSTANTE RENASCER. - FORMAÇÃO: VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS/ UM MISTO DE EMOÇÕES QUE EXTERIORIZAM SENTIMENTOS. - FORMAÇÃO: UM PROCESSO DE MEDIAÇÃO NA INCERTEZA DE FACILIDADES E DIFICULDADES. AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES DESSE ESTUDO CIRCUNSCREVERAM-SE POR DESVELAR UMA MULTIPLICIDADE DE PERCEPÇÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM CONTABILIDADE, CARACTERIZANDO-SE POR UM PROCESSO NUNCA DEFINITIVO, PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL COMPETENTE, POSSUIDOR DE QUALIFICAÇÃO, AUDÁCIA E DISPONIBILIDADE PARA O APRENDIZADO CONTÍNUO. É COMPROMISSO DA ESCOLA, EM ESPECIAL, NÃO SÓ ENSINAR SEUS ALUNOS A BUSCAR O APRIMORAMENTO INDIVIDUAL, OBTENDO, NA TECNOLOGIA, SUPORTE PARA USUFRUIR DE MAIOR QUALIDADE DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, COMO CAPACITÁ-LOS A MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS AO DESEMPENHO COMPETENTE DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO, IMPLICANDO ENVOLVIMENTO TANTO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS COMO PROFISSIONAIS GERAIS E ESPECÍFICAS QUE POSSIBILITARÃO FLEXIBILIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO. OUTRA IMPLICAÇÃO EMERGENTE DO ESTUDO É A INDISSISSOCIABILIDADE DE VIDA E TRABALHO, JUSTIFICADA PELAS VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DOS ALUNOS ENTREVISTADOS NO DECORRER DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. VIVÊNCIAS IMPREGNADAS POR UMA REDE DE EMOÇÕES, EXTERIORIZADAS PELOS MAIS DIVERSOS E CONTROVERTIDOS SENTIMENTOS, QUE OSCILAM DO MEDO, ANSIEDADE, INCERTEZA E DÚVIDA, AO GOSTO, SATISFAÇÃO E ENTUSIASMO PELO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, ALICERÇADOS PELA CONFIANÇA EM SI E CONVÍVIO COM PROFISSIONAIS PROFESSORES EXPERIENTES E QUALIFICADOS. A FORMAÇÃO, ENQUANTO PROCESSO DE MEDIAÇÃO, APRESENTOU COMO IMPLICAÇÕES FACILIDADES E DIFICULDADES: FACILIDADES, ORIUNDAS DE SITUAÇÕES DE SITUAÇÕES VIVIDAS EM SALA DE AULA, ENVOLVENDO A FIGURA DO PROFESSOR E A METODOLOGIA POR ELE UTILIZADA, ALÉM DAS OPORTUNIDADES PROPICIADAS PELA ESCOLA AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO; DIFICULDADES RELACIONADAS A ASPECTOS PESSOAIS DO ALUNO, ENTENDIDAS POR VARIÁVEIS ECONÔMICAS, TEMPO, CANSAÇO E DISTÂNCIA DE LOCOMOÇÃO BEM COMO ASPECTOS DE DESEMPENHO DOCENTE EXTERIORIZADOS POR DESINTERESSE, INEXPERIÊNCIA, CONVIVÊNCIAS COM ALUNOS E QUESTÕES METODOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE EVIDENCIADAS NOS PRIMEIROS ANOS DO CURSO. DA COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS SINTETIZA-SE COMO POSICIONAMENTO DE QUE UM NOVO MERCADO ESTÁ SURGINDO, RELACIONADO À EMERGENCIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO QUE EXIGE QUALIFICAÇÃO, COMPETÊNCIA, AUDÁCIA E DISPONIBILIDADE DO PROFISSIONAL PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO NO MEIO EM QUE ATUA, ULTRAPASSANDO O AQUI-AGORA E ABRINDO NOVAS FRENTES, O QUE IMPLICA PREPARÁ-LO PARA O SÉCULO XXI COM SÓLIDA FORMAÇÃO TÉCNICA, HUMANÍSTICA E ÉTICA, CRIATIVIDADE, CAPACIDADE DE TRABALHO EM EQUIPE E DISPOSIÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO PERMANENTE, EM SINTONIA COM A VISÃO E PROPÓSITOS COMPARTILHADOS ENTRE ESCOLA E EMPRESA.