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dc.contributor.advisor | COSTA, Anita Aline Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | MENEZES, Joselene Estácio De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:55Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:55Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SERVIÇO SOCIAL | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2016 | |
dc.description | CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO INVESTIGA A RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE E A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, BEM COMO O SIGNIFICADO QUE ISTO ASSUME PARA O ALUNO DO CEFET-AL, TENDO COMO ELEMENTO MEDIADOR O PROGRAMA BOLSA DE TRABALHO. ESTE TEM COMO OBJETIVO PROPICIAR MEIOS AO ALUNO QUE POSSAM CUSTEAR SUA VIDA ESCOLAR E CONTRIBUIR PARA O SEU DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EDUCACIONAL. O ESTUDO APRESENTA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, ATUALMENTE DETERMINADA PELOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS ATRAVÉS DAS ORIENTAÇÕES MERCADOLÓGICAS DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL, LEVANDO A POPULAÇÃO A UMA CRESCENTE EXCLUSÃO SOCIAL. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, UTILIZAMOS ELEMENTOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DAS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA. O LEVANTAMENTO DOS DADOS QUANTITATIVOS FOI REALIZADO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, APLICADO A 115 BOLSISTAS DE TRABALHO O QUAL VIABILIZOU O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO PESQUISADA. A ABORDAGEM QUALITATIVA POSSIBILITOU MAIOR APROFUNDAMENTO NA ANÁLISE DOS DADOS, ONDE FORAM ENTREVISTADOS 08 BOLSISTAS COM MAIS DE UM ANO NO PROGRAMA E CURSANDO AS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO. NO REFERIDO ESTUDO FICOU EVIDENCIADO QUE O PROCESSO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS SOCIAIS, TEM IMPOSSIBILITADO A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE, EMBORA SE RECONHEÇA QUE, ARTICULADA AO PROCESSO EDUCATIVO, POSSIBILITE MEIOS DE INCLUSÃO SOCIAL E DE EXERCÍCIO DE CIDADANIA, CONTRIBUINDO PARA QUE O ALUNO SEJA INSERIDO NÃO SÓ NO ESPAÇO ESTUDANTIL, MAS ARTICULADO AOS SEGMENTOS POLÍTICO, SOCIAL E CULTURAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 340976 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.subject | POLITICA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTE | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico | pt_BR |
dc.title | A POLITICA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTE: A BOLSA DE TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE DIREITO PARA FORMAÇÃO DO ALUNO DO CEFET- AL | pt_BR |